Voltar

Escrito por: Outros

Voltar

Como a Macroeconomia influencia no seu dia-a-dia

07 de Outubro de 2014

  As pessoas quando estão inseguras do que irá acontecer guardam mais. Por isso a estabilidade e sentimento de segurança são fundamentais Por...

colunista cibele 

As pessoas quando estão inseguras do que irá acontecer guardam mais. Por isso a estabilidade e sentimento de segurança são fundamentais

Por Cibele Vieira

cibele1

Simples né ? Nem tanto...

E se ao invés de gastar o dinheiro as pessoas decidirem guardá-lo para o futuro?

E se ao invés de produzir mais os vendedores subirem os preços, já que mais gente quer comprar o que ele tem? Isso não geraria inflação? Muita demanda para pouca oferta?

Ou se ao invés de aumentar a produção aqui no Brasil importamos as coisas de fora?

cibele2

1- As pessoas quando estão inseguras do que irá acontecer guardam mais. Por isso a estabilidade e sentimento de segurança são fundamentais. E é lógico que ter uma reserva sempre é recomentado. O fundamental nesse quesito é o emprego. Quando temos certeza que teremos trabalho ficamos mais tranquilos.

Por isso o aquecimento da economia, que permite a geração e formalização de empregos é fundamental. Assim como o controle da inflação também passa sensação de estabilidade. Com emprego formal e estabilidade as pessoas podem até fazer mais empréstimos de forma segura. Além disso, a previdência social, como seguro desemprego e aposentadoria, também ajudam para nos sentirmos seguros perante algum imprevisto.

2 - Há algumas formas de controlar a inflação. Os principais instrumentos são a Taxa de Juros, Câmbio, Inflação e investimentos Públicos.

a) Neoliberal: Diminuindo o consumo para abaixar a procura dos produtos e assim diminuir os preços.

 

cibele3

 

b) Neo Desenvolvimentista: Aumentando o poder de compra das pessoas e a produção, equilibra-se a oferta e procura sem arrocho salarial. Diversificando a demanda para não depender demais de poucos produtos, fortalecer a indústria nacional e a distribuição de renda.

 

cibele4

 

Você ainda quer a independência do Banco Central ??

Cibele Vieira é socióloga (Escola de Sociologia e Política de São Paulo (ESP)) e diretora do Sindipetro Unificado de SP e Secretária de Formação Sindical e Política da CNQ (Confederação Nacional do Ramo Químico).