Voltar

Seminário de Internacionalização de Redes prossegue debates com teleconferência e estratégias de organização

04 de Setembro de 2012

Redes

Após um intenso primeiro dia de debates, o "Seminário de Redes Sindicais e Diálogo Sociais nas Multinacionais Químicas: Internacionalizar para...

seminariofesdia21
Após um intenso primeiro dia de debates, o "Seminário de Redes Sindicais e Diálogo Sociais nas Multinacionais Químicas: Internacionalizar para Ampliar Direitos", organizado pela FES, IndustriAll, e com o apoio da CNQ, teve sequência na terça-feira, 04/09, aproveitando-se das novas tecnologias para conectar os trabalhadores e trabalhadoras do mundo.

 

Na parte da manhã, os/as trabalhadores/as realizaram um diálogo com seus colegas de outras partes do mundo. Hans-Jurgen Koch, da BASF e Werner Czaplik, da Lanxess, participaram virtualmente do encontro, trocando expectativas e experiências com seus parceiros de rede e de luta, aproveitando a ocasião para planejar os próximos passos e coordenar ações em conjunto, além de tirar dúvidas e fazer questionamentos sobre a situação atual nos países.

 

No bloco seguinte de atividades, Phee Jung-Sun, da IndustriAll da Ásia, entrou em teleconferência com o Seminário para discutir, em conjunto com os trabalhadores e trabalhadoras da multinacional francesa St. Gobain, sobre os futuros rumos da rede, que começa a se formar neste momento no Brasil. Os vidreiros da St. Gobain, que estão presentes no encontro com representações de 6 fábricas, assim, deram mais um passo rumo à constituição da rede e de sua internacionalização.

seminarioredesdia22

 

Na sequência, Michael Wolters, do Departamento de Relações Internacionais do IGBCE, fez um relato da situação da Akzo-Nobel antes de sua participação no debate "Panorama dos Conselhos Europeus de Empresa no setor químico e estratégia do IGBCE para a cooperação internacional/redes sindicais". Nele, Wolters explicou sobre as tensões entre capital e trabalho na Alemanha e na Europa, e como foram os mecanismos de negociação e conquista de direitos com a patronal e governos. Por fim, falou do auxílio possível do IGBCE na construção de novas redes: "O sucesso de uma rede dependerá do esforço dos trabalhadores. Não podemos prometer milagres, mas sempre terão nossa solidariedade, sempre que houver algum problema, desafio ou conquista". 

 

Após essa etapa, os trabalhadores das diferentes redes deram um panorama sobre a situação de suas redes e se reuniram em grupos de trabalho para pensar estratégias de organização/ampliação das redes e planos de ação para o próximo período. Os resultados do debate serão apresentados em plenária amanhã, onde os participantes contarão com o auxílio das entidades aqui presentes para construir os novos caminhos de suas redes sindicais.

 

Fique atento ao site da CNQ para saber mais sobre o Seminário.