Voltar

1992 - 2017: 25 anos da criação da CNQ-CUT

15 de Agosto de 2017

Ramo

O novo quadro sindical brasileiro, que surge a partir da fundação da Central Única dos Trabalhadores em 1983, colocou o desafio de construir uma nova estrutura sindical baseada no princípios da democracia operária. A partir daí, a CUT aprova em seu 3º Congresso Nacional a criação de Departamentos por Ramo de Atividade, configurando assim a chamada estrutura vertical da CUT. Esses departamentos tinham como objetivo romper com a estrutura sindical oficial, e lutar pela realização de campanhas salariais unificadas, unificações de datas-base e unificações de estruturas sindicais.

O segmento químico da CUT foi dos primeiros setores a criar sua estrutura de representação em nível estadual e nacional.Em abril de 1989, logo após a Assembleia Constituinte, é criado em Aracruz, no Espírito Santo, o Departamento Nacional dos Trabalhadores Químicos da CUT (DNQ-CUT), sendo eleito como primeiro coordenador nacional Martisalem Costa Pontes - o Matu.

A partir de 1989 ganha força dentro da CUT o debate para consolidação estrutura vertical. A proposta, aprovada posteriormente em Congresso Nacional, é transformar os departamentos estaduais e nacional dos setores produtivos em federações e confederações por ramo de produção. Para atender essas resoluções da CUT, em 1992 é realizado o congresso dos trabalhadores químicos que aprova pela transformação do DNQ-CUT em Confederação Nacional do Ramo Químico - CNQ-CUT.

Para marcar esses 25 anos de construção coletiva do ramo químico da CUT, a direção produziu, junto à TVT, dois vídeos: um institucional, apresentando a confederação, e outro com depoimentos de lideranças que construíram essa história, sobre as principais ações e desafios do ramo ao longo de todo esse período.

Convidados você a assiti-los! 

 

 CNQ 25 anos: a história da Confederação do Ramo Químico da CUT contada pelos seus dirigentes

  

 

 

 

 

Video Institucional: 

Unir - Reagir - Transformar! CNQ 25 anos