Voltar

Abaixo-assinado Pela ratificação da Convenção 189 e da recomendação 201 da OIT

25 de Abril de 2012

Mulheres

Pôr um fim à escravidão moderna Nos abaixo assinados exigimos do governo brasileiro a ratificação da Convenção 189 e da recomendação 201 da...

Pôr um fim à escravidão moderna 

Nos abaixo assinados exigimos do governo brasileiro a ratificação da Convenção 189 e da recomendação 201 da OIT, que trata do Trabalho Decente para as Trabalhadoras e Trabalhadores Doméstico. 

No mundo inteiro mais de 100 milhões de mulheres e homens trabalham como empregadas e empregados domésticos de outra pessoa. Esses trabalhadores e trabalhadoras executam várias tarefas: limpar, cozinhar, lavar roupa, cuidar de crianças e idosos e muitas outras tarefas. Seu trabalho é subvalorizado, mal pago, invisível, não reconhecido e não respeitado. A maioria das trabalhadoras e trabalhadores domésticos é mulher (82%) e, no caso do Brasil, negras. Em alguns casos são migrantes, imigrantes ou menores de idade. 

Em vários países as trabalhadoras e trabalhadores domésticos não estão incluídos na legislação trabalhista ou programas de proteção social. Para muitos são negados os direitos de criar ou filiar-se a um sindicato. Como resultado disso, com freqüência, estão sujeitos a maus tratos, exploração, violência e abuso físico e sexual e os agentes dessas agressões geralmente saem impunes. 

Unam-se a campanha pelos direitos e proteção social para trabalhadoras e trabalhadores domésticos.

Participe do abaixo assinado, preenchendo o formulário disponível em: http://www.cut.org.br/abaixo-assinado/24/abaixo-assinado-pela-ratificacao-da-convencao-189-e-da-recomendacao-201-da-oit