Voltar

Avança construção pela Frente Parlamentar da Indústria Farmacêutica de SP

12 de Novembro de 2021

Setoriais

Presidente da CNQ-CUT, Geralcino Teixeira participou do pré-lançamento da iniciativa, na sede da FETQUIM

Pré-lançamento da Frente Parlamentar, na sede da FETIQUIM
 
A CNQ-CUT participou do Pré-Lançamento da Frente Parlamentar da Indústria Farmacêutica em São Paulo. Realizada nesta quinta-feira (11/11), na sede da FETQUIM, a atividade reuniu lideranças de trabalhadoras e trabalhadores do Ramo Químico, da política e representantes do setor patronal.
 
A alta carga tributária sobre medicamentos no estado é um dos pontos de discussão, pois encarece o acesso e afasta empresas, afetando negativamente os postos de trabalho.
 
Entre as deliberações do encontro, ficou pactuado o lançamento oficial da iniciativa na Assembleia Legislativa (Alesp), em conjunto com a apresentação, na Câmara dos Deputados, do relatório sobre o Complexo Econômico Industrial da Saúde (CEIS).
 
À frente deste debate em Brasília (DF), o deputado federal Alexandre Padilha ressaltou a importância dessa articulação em prol do acesso universal à saúde, combinado com a geração de empregos dignos e decentes no setor.
 
O parlamentar destacou o papel central do poder público para promover a impulsionar esta área da Indústria no País
 
Coletivo
Presidente da CNQ-CUT, o companheiro Gerlacino Teixeira saudou a iniciativa coletiva, frisando a disposição e a unidade do Ramo Químico pela construção de pautas conjuntas para o desenvolvimento da indústria farmacêutica. O encontro desta quinta contou, inclusive, com a participação de representantes de outros setores, como do papel, do vidro e do plástico.
Geralcino Teixeira, presidente da CNQ-CUT, e Airton Cano, coordenador político da FETQUIM
 
SUS
Airton Cano, coordenador político da FETQUIM, enfatizou a necessidade de uma defesa compartilhada do Sistema Único de Saúde com uma indústria nacional pujante.
 
Papel do Estado
Secretário-geral da federação filiada à CNQ-CUT, Ariel Medeiros falou sobre a importância de o movimento sindical dialogar politicamente com a população, abordando que é papel do Estado promover emprego e renda, em busca de avanços no desenvolvimento social.
Representante da FEQUIMFAR/Força Sindical, Edson Bicalho reiterou a necessidade do diálogo tripartite – entre empresas, trabalhadores e governo – objetivando a criação de um parque industrial forte e capaz de prover o mercado consumidor interno.
 
Patronal
Dirigentes do SINDUSFARMA, organização patronal, abordaram a centralidade no desenvolvimento de relações de “ganha-ganha” entre empresas e trabalhadores, a partir do desenvolvimento da indústria farmacêutica.
 
Deputado federal Alexandre Padilha participou da atividade