Voltar

Benzeno: bancada dos trabalhadores se reúne em São Paulo

10 de Abril de 2015

Saúde e Segurança

Atividade foi coordenada pelo Secretário de Saúde do Trabalhador da CNQ, Antonio Goulart

O Sindicato dos Químicos de São Paulo sediou a reunião convocada pela bancada dos trabalhadores na Comissão Nacional Permanente do Benzeno (CNPBz) nesta sexta-feira, 10 de abril. A representação dos trabalhadores é feita pelas centrais sindicais, cabendo a CNQ-CUT, através do Secretário de Saúde Antonio Goulart, a coordenação da bancada.

A reunião do dia 10 foi convocada para tratar dos temas discutidos na reunião dos Coordenadores das Bancadas na CNPBz que  havia sido convocada pelo MTE no mês de março.

Na pauta, tratamos do calendário de reuniões em 2015, funcionamento da Comissão Nacional, Comissões Estaduais e Regionais, encontro técnico dos trabalhadores, postos de combustíveis, regimentos internos e Indicador Biológico de Exposição, além de outros temas.

“Foi uma reunião produtiva que congregou Sindicatos,Cipeiros e Getebistas de todos os Estados onde existem empresas cadastradas que produzem, transportam, armazenam, utilizam ou manipulam benzeno e suas misturas líquidas contendo 1% ou mais em volume do cancerígeno. Entre outras definições da reunião foi apontada a importância de uma  maior participação sindical nas Comissões Estaduais e Regionais”, informa o secretário Antonio Goulart. 

A reunião contou com as presenças do companheiro Itamar Sanches, secretário geral da CNQ, que relatou o andamento das negociações na CTPP (Comissão Tripartite Paritária Permanete), na qual faz a representação da CUT; e do companheiro Silvaney Bernardi, secretário regional Sul da CNQ e secretário de saúde da FUP, federação que desenvolve trabalhos conjuntos na área de saúde do trabalhador com a CNQ.