Voltar

Benzeno: Encontro Nacional do GTB integra atividades da 72º Reunião da CNPBz

05 de Dezembro de 2016

Saúde e Segurança

Diferente das reuniões anteriores, a 72ª Reunião da Comissão Nacional Permanente do Benzeno (CNPBz), que teve início no dia 30 de novembro, em Brasília, substituiu o dia de visitas técnicas para reunir as bancadas de Trabalhadores e Governo na CNPBz no Encontro Nacional dos GTB, que é organizado bianualmente para congregar os grupos que tratam do tema Benzeno dentro das empresas ca­dastradas no MTE em todo o país.

O objetivo desse evento periódico é a troca de experiências que apresentem boas práticas e até desconformidades quanto ao cum­primento do Acordo que vigora há 21 anos. É importante ressaltar que não existe uma uniformidade de práticas, que possam ser consideradas cumpri­mento total do acordado em 1995.

“Nossas experiências apontam para retrocessos e conduções por parte de em­presas, que teimam em interpretar o acor­dado conforme suas expectativas econô­micas deixando de lado os aspectos que consideramos como fundamentais para um meio ambiente do trabalho mais har­mônico quanto a salubridade que precisa­mos por estarmos expostos a um produto comprovadamente cancerígeno”, aponta o secretário de Saúde do Trabalhador da CNQ, Antonio Goulart, que está entre os organizadores da atividade. Antonio é coordenador da bancada de trabalhadores da Comissão Nacional Permanente do Benzeno (CNPBz).

O encontro teve início com uma pa­lestra da Dra. Leiliane Andre Coelho da UFMG, que abordou sobre o tema Ben­zeno dando ênfase ao Indicador Biológi­co de Exposição (IBE), importante exame exigido semestralmente e em momen­tos de acidentes com exposições agudas ao cancerígeno.

Depois da palestra e in­teração dos participantes, teve início as exposições dos GTB inscritos de todo o país, que se estendeu também na tarde do dia 1 de Dezembro.

“Essas informações subsidiaram a ban­cada de representação oficial dos traba­lhadores na CNPBz. Como temos afirma­do, a bancada dos empregadores não participa deste evento porque não quer, e até mesmo porque alguns segmentos temem se expor a confrontação de al­gumas de suas desconformidades”, explica Antonio.

Logo em seguida ao Encontro, teve início, no dia 2 de dezembro, a 72º REUNIÃO DA CNPBZ, que teve apresentações do Anexo 2 da NR9, que trata da exposição ao Benzeno nos Postos Revendedores de Combustíveis. “É bom salientar que esse Anexo contempla parte do que é devido a estes trabalhadores também expostos ao Ben­zeno, tão desassistidos nestes 21 anos do acordo”, destaca o dirigente.

Na parte da tarde aconteceu a reunião Plenária, que reúne as bancadas dos Trabalhadores e Governo, para tratar de temas ligados as Comissões Estaduais.

Assuntos Gerais.

Referente à pauta da reunião, Antonio Goulart observou que diante de propostas de uma rediscus­são de pontos do acordo, a bancada dos trabalhadores tem afirmado que não é refratária a mudanças, desde que essas não remetam a retrocessos. “Esta tem sido a vontade de alguns segmentos descum­pridores do acordo que se acham no direito de interpretá-lo como lhes con­vém”, afirma. “Em tempo de ataques do gover­no e Empresas a direitos fundamentais dos trabalhadores torna-se necessário o máximo cuidado quando da recepção de qualquer proposta. Os trabalhadores têm se organizado para buscar melho­rias nos meio ambientes de trabalho, não só por estarmos expostos a inten­sos riscos químicos e físicos, mas tam­bém por entendermos que as gestões praticadas não atendem a ‘máxima’ muito usada pelas empresas que diz que os ‘trabalhadores são o seu patri­mônio mais precioso’”, conclui Goulart.