Voltar

Boletins, jornais, redes sociais: como potencializar a comunicação dos Sindicatos

26 de Setembro de 2017

Formação

Com informações do educador João Andrade

O fortalecimento da imprensa sindical e o uso adequado das mídias sociais foram os temas centrais da segunda etapa do curso denominado “Comunicação para Ação Sindical”, desenvolvido  pelo Sindicato dos Químicos do ABC em parceria com o Sindicato dos Químicos de São Paulo, Confederação Nacional dos Químicos da CUT (CNQ) e Federação dos Trabalhadores do Ramo Químico da CUT no Estado de São Paulo (Fetquim). O curso conta ainda com a participação de dirigentes do Sindicato dos Ceramistas de Pedreira, Vidreiros de SP e Sindicato dos Servidores de São Bernardo do Campo.

Com 29 dirigentes, a atividade foi realizada nos dias 20 e 21 de setembro e abordou a importância da militância no processo de produção e distribuição dos conteúdos da imprensa sindical. Fatores como periodicidade, narrativa adequada e interlocução da militância com os departamentos de jornalismo das entidades sindicais foram amplamente debatidos.

Redes sociais e o poder da imagem

O uso das redes sociais como forma de potencializar a comunicação sindical também foi tema do curso. “As redes sociais são instrumentos poderosos na comunicação das entidades e dos próprios dirigentes sindicais, mas são, na maioria das vezes, subaproveitadas. O desafio é saber utilizar canais como Facebook, WhatsApp, dentre outros, a favor da imagem da liderança sindical e da entidade que representa”, destaca o educador João Andrade, que atua na comunicação sindical há dez anos.

Os cursistas também debateram a importância da “imagem” para a imprensa sindical, e aprenderam algumas técnicas de como produzir fotos amadoras para serem usadas nos diversos veículos sindicais quando não está disponível o repórter fotográfico profissional.

O curso

O programa formativo está sendo realizado no Sítio dos Vidreiros, na cidade de Bom Jesus dos Perdões, interior de São Paulo. O primeiro módulo aconteceu em agosto, com apresentação sobre técnicas para ajudar as direções sindicais a melhorar a intervenção em público e a comunicação interpessoal.

O terceiro e último módulo será nos dias 10 e 11 de outubro, com o tema “Comunicação Popular e Disputa Hegemônica”. Nesta data, os cursistas serão certificados.

Fotos: Diego Orejuela