Voltar

Frentes parlamentares lançam campanha "O Petróleo é do Brasil"

22 de Maio de 2018

Brasil

Deputados, senadores, sindicalistas e representantes de movimentos sociais se uniram na tarde do dia 9/5, na Câmara dos Deputados, em Brasília, para o lançamento da campanha “O Petróleo é do Brasil”. Participaram parlamentares do PT, PSol, de centrais sindicais, como CUT e CTB, além da Federação Única dos Petroleiros (FUP).

O ato, promovido pelas frentes parlamentares mistas em Defesa da Petrobras e da Soberania Nacional, foi um marco na articulação de diferentes setores da sociedade na luta para anular as recentes ações do atual governo, que tem entregado o petróleo e o pré-sal brasileiros a grupos estrangeiros por preços irrisórios.

Em vídeo da Campanha, o petroleiro Roni Barbosa, secretário de Comunicação da CUT, explica que a Campanha “O Petróleo é nosso” é fundamental para que a gente possa conversar sobre o que significa a Petrobras, o petróleo e o combustível, que estão presentes em nossas vidas em todos os lugares.

Ele destaca que o governo Temer está pretendendo entregar 40% das refinarias brasileiras para empresas estrangeiras, provavelmente será para uma empresa holandesa, japonesa, coreana ou chinês, ninguém sabe ainda quem vai comprar. Isso significa que o povo brasileiro vai perder o domínio sobre a distribuição, produção, sobre o combustível e gás de cozinha e isso é muito grave.

A Região Sul, por exemplo, ficará sem a Petrobras, pois as duas refinarias – a do Paraná e a do Rio Grande do Sul, somado a 500 quilômetros de dutos – serão entregues.

“Nós precisamos reagir, precisamos mostrar que é fundamental que o Petróleo, esse bem brasileiro, que a Petrobras seja mantida nas mãos do povo para que a gente possa dar os destinos para o nosso país em relação a nossa energia, afinal o petróleo é nosso”, afirma.