Voltar

CNQ/CUT presente nas manifestações em Brumadinho

26 de Fevereiro de 2019

Minérios

"Famílias e uma cidade inteira impactadas pelo medo e a incerteza do futuro", diz Lucineide Varjão.

Manifestações em Brumadinho e em Belo Horizonte marcaram a segunda-feira (25/02), dia em que o crime da Vale  - que matou 179 pessoas e deixou 134 desaparecidos - completou um mês.
 
Lucineide Varjão, presidenta da CNQ/CUT e co-presidenta para América Latina e Caribe da IndustriALL Global Union, esteve nas manifestações ao lado de mineiros, petroleiros, movimentos sociais. E se emocionou com a extensão da tragédia. "É lama que não acaba mais, e toda a população da região traumatizada, trabalhadores e trabalhadoras, famílias e uma cidade inteira impactadas pelo medo e a incerteza sobre o futuro", afirmou.
 
Os rejeitos da barragem atingiram o Rio Paraopeba, e o governo de Minas proibiu o consumo da água. Pela estimativa do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, os trabalhos de buscas deverão se estender por três a quatro meses após o rompimento.
 
Durante os atos de protestos o escritor Pedro Tierra redigiu a emocionante Carta de Brumadinho. Leia:
 
Viemos das regiões mais remotas da nossa indignação. Viemos em nome dos que vivem do salário. Do trabalho, num mundo que decretou a morte do trabalho. Viemos não apenas para chorar nossos mortos. Lavar a lama que submergiu seus corpos. 176 corpos resgatados e identificados: banhá-los um a um com o sal das lágrimas para restituir-lhes o rosto, os nomes. 134 desaparecidos: gravar no metal a memória para que não se percam seus nomes e permaneçam acesos para queimar o sono dos responsáveis e dos cúmplices.
 
Viemos fundir no metal os nomes dos assassinos porque os assassinos também têm nome. E deixar que o metal perpetue o grito desta tarde, com o grito do silêncio mineral que alcançará os olhos e os ouvidos das gerações: houve um crime no coração de ferro de Minas. Numa pequena cidade: Brumadinho. Uma paisagem que abriga sonhos, séculos, arte e metais, no vasto coração de Minas.    
 
Viemos lavar a pedra de Minas, porque a pedra de Minas sangra sob nossos olhos. E aqui, depois do apocalipse de 25 de janeiro de 2019, o silêncio é um crime. Costurar as vozes de todos os que não se renderam ao silêncio oficial e tecer essa polifonia que brota da garganta dos inconformados: como podemos tratar de outros assuntos no dia seguinte, com o grito dos soterrados martelando nos ouvidos?
 
Viemos de muitos lugares para dizer ao país: a VALE tem coração de metal. A VALE tem dentes de metal que mastigam o quotidiano de nossas vidas, enquanto produzimos, agora a VALE dissolve na lama a vida dos soterrados.
 
A VALE injeta na paisagem o sangue do metal que envenena a água dos rios. Alguém se recorda do sangue lamacento do Rio Doce, há menos de três anos lançado no mar? O que fizemos com nossa memória? Onde dormíamos quando se rompeu a barragem de Mariana e nos calamos? 826 quilômetros, a lama de Mariana percorreu pelo curso do rio Doce até o mar.
 
Onde estão os responsáveis? Dando entrevistas. Oferecendo explicações. Quantos foram punidos? Ninguém. Três anos depois, ninguém foi condenado pelo crime ambiental de Mariana.
 
“A VALE é uma joia. A joia não pode ser condenada por Brumadinho...”
 
Gira no país a produção industrial da indiferença. Como se recebêssemos doses maciças de anestesia. Uma anestesia que nos paraliza, nos torna invulneráveis à dor do outro. Indiferentes diante da catástrofe e do crime. O que faremos com o alumínio alterado encontrado no sangue dos bombeiros de Brumadinho?
 
 
Há uma tragédia humana continuada. Mariana, Brumadinho, qual será o nome da próxima? O fio da continuidade ata indiferença e impunidade. Há um crime contra a natureza. Contra as gerações que não nasceram. Um crime continuado, que se prolonga alimentado pela impunidade.
 
300 quilômetros de contaminação no rio Paraopeba. 176 mortos identificados, 134 desaparecidos não merecem a reverência de pé em um minuto de silêncio?
 
O corpo de Fernanda foi identificado sob a lama do Refeitório da VALE. Estava grávida. A criança de Fernanda não nascerá.
 
A lama é a metáfora do país.
 
É a lama, é a lama, é a lama .... como na canção de Jobim.
 
 
O Brasil será a lama? Depende de nós.
 
 
Autor: Pedro Tierra