Voltar

Chapa 1 vence eleição do Sindicato dos Qúmicos de SP com 96.6% dos votos e sindicato segue na luta

06 de Março de 2012

Filiados

Depois de 4 dias intensos de votação, com 58 urnas (entre fixas e itinerantes) e ampla participação dos associados com direito de voto, chegam ao...

Depois de 4 dias intensos de votação, com 58 urnas (entre fixas e itinerantes) e ampla participação dos associados com direito de voto, chegam ao fim as eleições da diretoria do Sindicato dos Químicos de São Paulo. No dia 2 de março aconteceu, na Sede Central, a apuração dos votos. Com 96,6% dos votos válidos, a Chapa 1 foi eleita para o período de 2012 a 2015. O resultado foi proclamado por Juvandia Moreira, presidente do Sindicato dos Bancários, que representou a CUT na apuração.

 

Com o objetivo de facilitar a participação democrática da categoria associada com direito a voto, a Comissão Eleitoral estabeleceu que houvesse urnas espalhadas por diversos pontos dos cinco municípios (São Paulo, Taboão da Serra, Embu Guaçu, Embu e Caieiras). Além de urnas fixas na Sede e nas Subsedes do Sindicato, 14 fábricas com um grande número de associados tiveram urnas nos 4 dias da eleição. As demais 38 urnas circularam por várias empresas da categoria.

 

Domingos Galante, presidente da Comissão Eleitoral, ao fazer avaliação do processo, afirmou que “foi um processo tranquilo, porém trabalhoso, por conta do trânsito da cidade de São Paulo, para o transporte de urnas. Para que tudo ocorresse a contento, contamos com o trabalho de aproximadamente 200 pessoas no processo eleitoral”.

Segundo a Comissão Eleitoral, a participação foi massiva. Nas urnas fixas nas Subsedes e Sede Central, trabalhadores compareceram espontaneamente para votar. Essa participação entusiasmada garantiu que já no 2º dia de votação o quórum necessário para validar a eleição fosse atingido.

 

O quórum, número mínimo de votantes, é de 50% mais 1. Dada a extensão da base territorial do Sindicato e o grande número de trabalhadores com direito de voto, obter esse número no 2º dia é uma demonstração de como os trabalhadores da categoria têm compromisso com a entidade e estão dispostos a discutir e participar dela cada vez mais.

A Chapa 1 foi eleita com 96,67% dos votos válidos, revelados na apuração. Isso mostra que a categoria acredita nos seus dirigentes e que a atual diretoria tem um compromisso sério e intransigente em defender os direitos da categoria.

 

Para João Carlos de Rosis, Secretário Geral do Sindicato, a eleição da Chapa 1 com 96,67% dos votos aumenta a responsabilidade da direção da entidade. “Essa aprovação mostra que precisamos continuar nosso trabalho em defesa dos direitos dos trabalhadores no sentido de consolidar e ampliar nossas conquistas e, claro, melhorar também nossa atuação na sociedade, no sentido de contribuirmos na construção de outro mundo possível.”