Voltar

CNPBz promove seminário para marcar os 20 anos do Acordo Tripartite do Benzeno

26 de Novembro de 2015

Saúde

Atividade será no próximo dia 3 de dezembro, em Brasília

A Comissão Nacional Permanente do Benzeno (CNPBz) promoverá, no próximo dia 3 de dezembro, o Seminário 20 anos do acordo do Benzeno para uma avaliação dos progressos alcançados desde então, na proteção da saúde dos trabalhadores expostos, assim como das oportunidades ainda existentes para maiores avanços e as formas de alcançá-los.

O público alvo são trabalhadores, sindicalistas, empresários, profissionais de segurança e saúde do trabalhador, membros de CIPAS e GTBs.

Várias lideranças do ramo químico da CUT participarão das mesas de discussões como o secretário de saúde do trabalhador da CNQ, Antonio Goulart, a deputada federal Moema Gramacho e Deyvid Bacelar (representante dos trabalhadores no Conselho da Petrobras).

O evento será no Centro Regional da FUNDACENTRO do Distrito Federal, situado no Setor de Diversões Sul - Bloco A/J - Centro Comercial Boulevard - 5º andar - Salas nº 502 a 519 Brasília.

Não há necessidade de inscrição e o seminário é isento de taxas.

Histórico

Reconhecendo que o benzeno é uma substância cancerígena, no final de 1995 foi assinado, de forma tripartite, um Acordo e elaborada legislação sobre o benzeno. Alguns dos itens importantes criados neste processo foram: a constituição da Comissão Nacional Permanente do Benzeno; a obrigatoriedade da constituição do “Grupo de Representação dos Trabalhadores do Benzeno – GTB” e da elaboração de um Programa de Prevenção da Exposição Ocupacional ao Benzeno – PPEOB por todas as empresas que produzem, transportam, armazenam, utilizam ou manipulam benzeno e suas misturas líquidas contendo 1% (hum por cento) ou mais em volume. A legislação ampliou ainda mais as restrições já existentes ao uso deste produto.

Confira a programação completa no folder de apresentação do evento AQUI