Voltar

CNQ acompanha fundação de 2 novos sindicatos filiados

16 de Setembro de 2021

Sindical

Presidente Geralcino Teixeira destaca o fortalecimento da organização sindical no ramo químico nas regiões de Porteirinha e Ponta Grossa

A CNQ/CUT encerrou a primeira quinzena de setembro com mais dois sindicatos fundados e filiados, fortalecendo a luta das trabalhadoras e dos trabalhadores do ramo químico. As novas entidades representam os setores da mineração, na região norte de Minas Gerais, e da borracha e do vidro de Ponta Grossa.

Presidente da CNQ, Geralcino Teixeira participou das assembleias que formalizaram a instituição dos dois novos sindicatos e destaca a importância da organização das companheiras e dos companheiros dos setores que integram o ramo químico.

No dia 4 de setembro, o dirigente acompanhou as atividades, no município de Porteirinha, que fundaram o Sindicato dos Trabalhadores na Indústrias de Extração, Pesquisa, prospecção, Beneficiamento, Operação, Movimentação, Estocagem, Embarque e Comércio de Minérios Metálicos e Não Metálicos do Norte de Minas. A entidade é presidida pelo companheiro Carlos André dos Santos.

Também marcaram presença o presidente da FITEM, José Luismar de Sousa; o secretário setorial de minérios da CNQ, Álvaro Luiz da Silva Alves; além do secretário de Organização e Política Sindical, José Deves Santos da Silva.

Já no dia 10 de setembro, ocorreu a ratificação de fundação do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Artefatos de Borracha e Vidro de Ponta Grossa, da votação que elegeu o companheiro Valdir Lucindo da Silva para a presidência da entidade, bem como de sua filiação à CNQ/CUT.

O companheiro Dr. Gilmar Emanoel, advogado do sindicato, desempenhou papel importante para a organização da atividade. A assessora da CNQ Denise Barreto também acompanhou as assembleias.