Voltar

CNQ, CNTRV e Solidarity Center da AFL-Cio debatem combate ao racismo

11 de Abril de 2018

Racial

Dirigentes e militantes sindicais ligados às entidades filiadas à Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Químico da CUT-CNQ e Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Vestuário da CUT- CNTRV, estão reunidos em Salvador (BA) para o Encontro Regional Norte/Nordeste sobre “Políticas e Combate ao Racismo nos Ramos Químico e Vestuário da CUT”.

O evento, que segue até quinta, 12 de abril, é realizado em parceria com o Solidarity Center da AFL-Cio, uma das mais importantes centrais sindicais do mundo.

Objetivos

A tarefa central do Encontro se refere à reorganização dos coletivos nacionais de Combate ao Racismo e ao fortalecimento da luta contra as práticas racistas nos locais de trabalho. Neste sentido, serão realizados debates sobre as ações governamentais pós-golpe e seus impactos sobre a vida e o trabalho da população negra brasileira. A reafirmação das políticas de combate ao racismo definidas pela Central Única dos Trabalhadores, CUT, também faz parte do programa de atividades.

Ação

Os participantes terão ainda a tarefa de definir as ações dos ramos químico e vestuário da CUT junto aos trabalhadores e trabalhadores nos locais de trabalho. “As estratégias definidas durante o Encontro deverão ser amplamente discutidas e implementadas junto aos sindicatos filiados”, orienta Arlete Silva, coordenadora da Secretaria de Combate ao Racismo da CNTRV/CUT. 

Compôs a mesa de abertura, o Secretário de Políticas Sociais da CNQ, Alex Ricardo Fonseca. A Secretária da Regional Nordeste, Lucíola Semião, e o Secretário de Comunicação da CNQ, Paulo de Souza, estão acompanhando a atividade.