Voltar

CNQ defende Comissão Tripartite Paritária Permanente (CTPP) como fórum principal e democrático das discussões da segurança e saúde

18 de Setembro de 2015

Saúde

Frente Parlamentar Química realizou encontro sobre o tema nesta quinta-feira 17

O secretário-geral da CNQ e diretor do Sindipetro Unificado SP, Itamar Sanches, participou na manhã desta quinta-feira, 17, do café da manhã da FPQuímica da Câmara Federal, em Brasília.

O tema do encontro foi Saúde e Segurança do Trabalho, coordenado na Comissão Executiva da Frente Parlamentar pela Deputada Moema Gramacho, cuja trajetória política foi antecedida pela militância no Sindiquímica Bahia.

Na programação, além da atualização da Frente Parlamentar, agora presidida pelo dep. Paulo Pimenta, foram apresentados o Programa Atuação Responsável (da Abiquim); o programa de Saúde e Segurança do Trabalho da FPQuímica; e a Convenção de Minamata – que pretende controlar e até banir o mercúrio.

Itamar Sanches integrou uma das mesas, representando a CNQ no evento, e destacou a necessidade do aprimoramento das políticas de prevenção de acidentes, doenças e contaminações que ainda causam muitas vítimas, em especial nos setores terceirizados, nas empresas do ramo químico nacional.

Em sua fala, o dirigente criticou a postura da CNI (Confederação Nacional da Indústria) que, ao contrário de fazer o debate na CTPP, está levando assuntos como a NR 12 e o Amianto diretamente no parlamento.

“Entendemos que é democrático levar questões para o Congresso Nacional, mas existe um fórum apropriado e democrático para discutir todas as questões relacionadas com a saúde e segurança do trabalhador, que é a CTPP. Nela sempre buscamos o consenso”, afirmou. “O papel da Frente Parlamentar é ajudar a complementar essas discussões e vamos trabalhar por um processo mais rigoroso nas questões da segurança e saúde no ambiente de trabalho”, completou.