Voltar

CNQ encerra V Plenária com debate sobre redes e planejamento estratégico

19 de Abril de 2012

Ramo Químico

  A V Plenária Nacional da CNQ-CUT chegou ao seu encerramento nesta quinta-feira, 18 de abril, tendo contado com a presença de mais de 150...

 

A V Plenária Nacional da CNQ-CUT chegou ao seu encerramento nesta quinta-feira, 18 de abril, tendo contado com a presença de mais de 150 participantes, sendo 129 destes delegados eleitos por seus sindicatos, federações e bases.

votacao

 

“Foi uma Plenária muito bonita, muito humana e politicamente consistente” disse Alex Fonseca, da Comissão Organizadora e dirigente da CNQ. Antenor “Kazu” Nakamura, considerou que “foi muito importante retomar o passado da entidade para construirmos o futuro. Temos muitos desafios pela frente, na discussão da estrutura sindical, nas lutas cotidianas. Foi um momento extremamente positivo para nos atualizarmos e enfrentarmos qualquer desafio com dignidade e ousadia”.

 

O dia começou cedo, com a aprovação do plano de lutas da CNQ para o próximo período, que foi discutido, votado e aprovado pelos presentes. Após a aprovação do plano de lutas, foram lidas e aprovadas seis moções de apoio e repúdio da Confederação Nacional do Ramo Químico. Em breve, disponibilizaremos o plano de lutas pra 2012 e as moções no site, além das apresentações, fotos e vídeos dos três dias de evento.

 

 

 

 

Saiba o que aconteceu no primeiro e o segundo dia de Plenária:

- V Plenária da CNQ/CUT celebra 20 anos e discute desafios do movimento sindical e da indústria química

- Segundo dia da V Plenária da CNQ foca debate em mulheres, juventude e meio ambiente

 

 


 

Redes, OLTs e homenagem

 

Na sequência, uma atividade conduzida pelo Secretário de Relações Internacionais da CNQ, Fábio Lins, deu um panorama geral sobre as atividades das Redes de Trabalhadores em Multinacional e sua importância para a reconfiguração do movimento sindical: “Estamos intensificando o trabalho de redes dentro da CUT. Elas cumprem um papel importante na consolidação da solidariedade internacional, afinal temos muito trabalhadores em multinacionais e podemos assim avançar na conquista, fazendo pressão de forma global”, afirmou Lins.

 

Ele também enfatizou a importâncias das OLTs (Organizações de Locais de Trabalho) na melhora das condições de trabalho e fortalecimento da mobilização dos trabalhadores e trabalhadoras: “A partir das OLTs é possível criar novos quadros para o movimento sindical. Elas cumprem um papel importante e devem fazer ações políticas e de solidariedade dentro do local de trabalho, como em uma fábrica, onde os terceirizados votaram na eleição da comissão de fábrica e a comissão eleita se comprometeu a representá-los”.

homenagemfritz

 

Após um produtivo debate com os presentes, o Secretario de Finanças da CNQ e Presidente Regional da ICEM para a América Latina e o Caribe, Sérgio Novais, fez uma apresentação sobre a industriALL, a federação sindical internacional que surgirá na fusão da ICEM com outras centrais, incrementando a organização dos trabalhadores em escala global.

 

O encerramento da V Plenária foi marcado por esse espírito de solidariedade internacional com uma homenagem da direção da CNQ e da CUT ao companheiro Fritz Hofmann,, que se aposenta agora depois de anos construindo uma sólida relação entre os trabalhadores de BASF da Alemanha e do Brasil, que remonta ao início da CNQ. Agraciado com brindes e discursos de companheiros, Fritz se emocionou e agradeceu pela experiência política e humana que o intercâmbio entre Brasil e Alemanha lhe proporcionou.

 

A V Plenária da CNQ terminou mas a luta continua, cada vez mais fortalecida e organizada. Fique atento para mais notícias, vídeos, fotos e reportagens sobre o evento, que irão ao ar nos próximos dias.

 

 

Fotos: Dino Santos