Voltar

CNQ inova e direção faz reunião com ferramenta de comunicação digital

19 de Julho de 2018

Ramo

Experiência foi considerada muito positiva pelos participantes

A reforma trabalhista atingiu os trabalhadores e também o movimento sindical, em especial na sua sustentação financeira. A enorme queda na arrecadação das entidades está exigindo das lideranças, além do enxugamento da estrutura, inovações para redução de custos que mantenham as ações sindicais, que se tornam ainda mais importantes diante da crise político-econômica do País, com ataques aos direitos sociais e trabalhistas, golpe na democracia e o desmonte das estatais estratégicas para nossa soberania.

Pensando nisso, a secretaria geral e a secretaria de administração da CNQ-CUT apostaram no uso de uma ferramenta de comunicação digital, o Skype, para realizar a reunião da diretoria executiva da entidade, economizando, dessa forma, os valores relacionados a passagens aéreas e hospedagem dos dirigentes de outros estados.

A reunião aconteceu na manhã desta quinta-feira, 19 de julho, a partir da sede da CNQ, em São Paulo, e foi considerada um sucesso pelos participantes.

“Tivemos a participação de 25 dirigentes neste primeiro teste, um número bem expressivo. O próximo passo é preparar uma cartilha com informações básicas e técnicas para melhorar a comunicação. A ideia é ampliar o tempo, para que nenhuma secretaria ou demanda seja prejudicada”, comentou o secretário de administração Sergio Novais.

Itamar Sanches, secretário-geral, observou que a disciplina dos dirigentes foi ainda melhor do que nas reuniões presenciais, fator fundamental para o sucesso da iniciativa. “Começamos com alguns problemas, mas ao decorrer da reunião foram solucionados e tivermos um diálogo bastante produtivo”, pontuou.

A presidenta da CNQ, Lucineide Varjão, confessou que estava apreensiva em relação ao sucesso da reunião virtual e por isso, ao final, parabenizou a todos e todas. “Agora sabemos que é possível fazer a reunião pela internet com o mesmo perfil das reuniões presenciais e assim vários temas podem ser conversados, como mulheres e juventude, por exemplo. Eu estava insegura com a mudança, mas a difícil conjuntura está nos levando a isso, a inovar, a experenciar”, disse.

A reunião era da direção executiva, mas foi aberta a todos diretores e diretoras que quisessem e pudessem participar. Acompanharam a reunião dirigentes da Bahia, Pernambuco, Rio de Janeiro, Paraná, Manaus e as secretárias setoriais Nordeste, Petróleo, Vidros, Minérios, além dos diretores e diretoras que moram em São Paulo e assessoria.

Entre os temas discutidos e deliberados estão: situação financeira da CNQ, venda da Braskem, projetos relacionados ao ramo químico do IndustriALL Global Union, agrotóxicos e PL do Veneno, Desmonte da Petrobras e processos eleitorais.