Voltar

CNQ integra delegação da CUT ao Congresso da AFL-CIO

23 de Outubro de 2017

Internacional

Um importante intercâmbio, envolvendo sindicalistas norte-americanos e de vários países, acadêmicos, grupos de jovens e elaboradores de políticas públicas que trabalham com questões de gênero foi realizado de 19 a 31 de outubro. O Programa de Intercâmbio “O Empoderamento das Mulheres & O Combate à Violência baseada no Gênero” é realizado pela Solidarity Center, AFL-CIO, e paralelo às atividades do intercâmbio, as intercambistas participam das atividades do Congresso da 28º da central sindical estadunidense AFL-CIO.

O Brasil está sendo representado por 10 lideranças sindicais mulheres, de Sindicatos, Federações, Confederações e centrais sindicais. A CNQ-CUT integra a delegação e foi representada pela secretária da Regional Nordeste da CNQ, Lucíola Conceição dos Santos Semião, dirigente do Sindiquímica Bahia, 

A programação foi bem intensa, com muitas oficinas, conferências, simpósios, visitas técnicas, entre outras. Algumas das principais atividades foram: Simpósio Global Sindical; Conferência sobre Diversidade e Inclusão; participação em ações globais de solidariedade com sindicalistas. Houve, logo nos primeiros dias, o Encontro com mulheres ativistas da coalizão Black Lives Matter (Vidas negras são importantes) e com outras organizações sobre as questões sobre policiamento que estão sendo protestadas e como as mulheres em particular foram afetadas e qual papel estão tendo na ajuda para encontrar soluções em suas comunidades.

Também foram realizadas discussões sobre a história e os direitos das mulheres, violência de gênero, organização do trabalho, o acordo de comércio livre dos EUA e seu impacto sobre as populações vulneráveis, direitos dos migrantes na indústria da construção, organização de saúde e segurança na China, entre outros temas.

Com informações da CONTAG-CUT