Voltar

CNQ lança cartilhas para retratar panorama de 8 setores do ramo químico

11 de Novembro de 2015

Ramo

Segundo dia de trabalhos da VI Plenária tem início com a apresentação das publicações setoriais

Por Wladimir D'Andrade

A Confederação Nacional do Ramo Químico da Central única dos Trabalhadores (CNQ-CUT) lançou na manhã desta quarta-feira, durante os trabalhos da sua VI Plenária Nacional, em Cabreúva, uma série de oito cartilhas com panorama das cadeias industriais que compõem o setor. O material apresenta características gerais, principais dados econômicos e o perfil dos empregados com o objetivo de informar os trabalhadores e trabalhadoras do ramo químico e auxiliá-los na organização das pautas e ações conjuntas entre os setores. A CNQ fornecerá as publicações aos sindicatos filiados.

As cartilhas apresentam informações dos setores de minério, vidro, farmacêutico, de petróleo, petroquímico e de fertilizantes, papel e celulose, plásticos e borracha e também químico. A ideia do projeto de um material que retratasse o panorama geral do ramo químico nasceu no final de 2013. Elas são o resultado de um intenso trabalho de busca de informações realizada pelas pesquisadoras Marilane Oliveira Teixeira, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), e Rosângela Vieira, do DIEESE. Periodicamente, dados presentes nas cartilhas serão atualizados no site da CNQ-CUT.

Marilane afirmou, durante a VI Plenária CNQ-CUT, que as cartilhas vão proporcionar uma visão global aos trabalhadores de todo o ramo químico, que tem como característica uma presença maciça de seus produtos em inúmeras cadeias produtivas da economia nacional.

“Não é mais possível olhar a industria química sem relacioná-la com os demais setores da economia”, disse a economista. “Além disso, pela sua diversificação, cada setor do ramo químico tem suas próprias características e mostra de maneira distinta absorção de impactos como valorização do câmbio e desafios políticos como igualdade de gênero no trabalho”, concluiu Marilane. 

Para download:

 

 Setor de Minérios

 

 

 

 Indústria Química

 

 Setor de Vidro

 

 

 Setor de Petróleo

 

 

 Indústria Farmacêutica

 

 

 Indústria e Papel e Celulose

 

 

 Petróquímica e Fertilizante

 

 

 Plástico e Borracha