Voltar

CNQ na reunião sobre NR 12

21 de Junho de 2016

Saúde e Segurança

A CNQ, por meio da participação da secretária setorial Plástico e Borracha, Adilma Oliveira da Silva Pereira, diretora do Sindiquímica Bahia, nas reuniões da Comissão Nacional Tripartite Temática sobre a NR 12, vem acompanhando as tentativas da articulação da CNI (Confederação Nacional da Indústria) de tentar sustar ou alterar o texto da Norma Regulamentadora nº 12.

A NR-12, editada pelo Ministério do Trabalho em 2010, mudou radicalmente as exigências de segurança no manuseio de máquinas e equipamentos de todos os segmentos da indústria. Seu objetivo é proteger o trabalhador, alinhando os padrões de segurança do país aos modelos praticados pelos europeus.

Números contabilizados pelo CAT (Comunicação de Acidente de Trabalho) entre 2011 e 2013 indicam mais de 172 mil acidentes com máquinas em geral. Do total, foram registrados 358 mortes, mais de 10 mil amputações e 26 mil fraturas.

As empresas tinham prazos para substituir ou adaptar as antigas máquinas dentro dos padrões determinados pelas alterações. Os empresários não fizeram isso e, com o início da fiscalização, iniciaram uma forte campanha midiática contra a NR-12. No Congresso, já se discutem soluções mais radicais, como simplesmente sustar a NR 12.