Voltar

CNQ participa de oficina e debate sobre a FAP e a Reforma da Previdência

03 de Fevereiro de 2017

Previdência

Eventos foram promovidos pela FETEC-CUT/CN e teve como foco a saúde do trabalhador e a reforma da previdência proposta por Temer

O Secretário-geral da CNQ Itamar Sanches participou de duas importantes atividades nesta semana em Brasília:  no dia 2, do seminário sobre Nexo Técnico Epidemiológico e Fator Acidentário de PrevençãoOficina, e no dia 3, do Seminário dobre Reforma da Previdência Social, ambos em Brasília.

A iniciativa de promover essas atividades foi da Federação dos Bancários do Centro Norte (FETEX – CUT/CN) e contou com o apoio do Sindicato dos Bancários e da CUT Brasília.

Ambas atividades buscaram ampliar o debate e aprofundar o conhecimento dos dirigentes sindicais sobre a saúde do trabalhador e a previdência social, neste momento em que o governo Temer prepara uma reforma previdenciária que retirará direitos da classe trabalhadora.

Um dos temas abordados no dia 2, foi o Fator Acidentário de Prevenção (FAP), que é um multiplicador calculado anualmente que incide sobre a alíquota do Seguro Acidente de Trabalho (SAT) pago pelas empresas. o Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS) votou no dia 17 de novembro de 2016 seis alterações na metodologia do cálculo que traz prejuízos aos trabalhadores. Entre as alterações está a exclusão de benefícios para os acidentes durante o trajeto de ida e volta ao trabalho, exceto em caso de morte.

“Debater com propriedade essas questões da Previdência Social será prioridade para o movimento e a sociedade este ano”, comentou Itamar.