Voltar

CNQ presente na Assembleia Mundial das Mulheres no FSM 2018

16 de Março de 2018

Mulheres

Saímos daqui mais aguerridas para continuar o combate contra a violência, preconceito e discriminação, ressaltou a secretária da CNQ, Lucimar Rodrigues

Na manhã desta sexta-feira, 16, foi realizada a Assembleia Mundial de Mulheres na praça do Pelourinho, centro histórico de Salvador, com o tema “Contra o feminicídio e o machismo”. A atividade integra a programação do Fórum Social Mundial (FSM) 2018.

As mulheres da CNQ presentes no FSM fizeram coro à atividade, reforçando que a luta por equidade de gênero faz parte da luta em defesa das trabalhadoras que enfrentam cotidianamente assédios e abusos nos ambientes de trabalho. Abrindo a assembleia, uma apresentação de capoeira encantou as inúmeras mulheres presentes, representantes de vários segmentos da sociedade que lutam em defesa dos direitos da mulher.

“Foram debatidos os dez pontos inegociáveis para o movimento mundial de mulheres e depois seguimos em marcha em homenagem à vereadora Marielle Franco, do PSOL, que foi cruelmente assassinada na noite do dia 14 no Rio de Janeiro”, conta a coordenadora da Secretaria da Mulher Trabalhadora da CNQ, Lucimar Rodrigues. “Toda a programação intensifica-se no combate ao feminicídio e a grande marcha de mulheres ao final da assembleia representou bem isso”.

“Saímos daqui mais aguerridas para continuar a combater a violência contra as mulheres, contra o preconceito, desvalorização, a desigualdade de gênero, lutando para ocupar todos os espaços”, destacou Lucimar.

Os dez pontos inegociáveis: 

- Racismo

- Pluralidade

- Solidão da Mulher Negra

- Diferença Salarial

- Desafios da Maternidade

- Diversidade de corpos

- Assédio

- Lesbofobia

- Objetificação

- Violência