Voltar

'Comércio Exterior e Indústria Nacional' é tema do 2º encontro do Ciclo de Debates do Macrossetor da Indústria

30 de Setembro de 2021

Sindical

Iniciativa da organização política da CUT e do TID Brasil, com apoio do Solidarity Center, atividade terá palestra do economista Adhemar Mineiro

Comprometida com a atualização do Plano Indústria 10+ Desenvolvimento Produtivo e Tecnológica, a Confederação Nacional do Ramo Químico (CNQ-CUT) participa, nesta sexta-feira (1º/10), de mais uma etapa do Ciclo de Debates promovido pelo Instituto Trabalho, Indústria e Desenvolvimento (TID-Brasil) e pelo Macrossetor da Indústria da CUT (MSI-CUT).

No segundo encontro do projeto, o tema em discussão será “Comércio Exterior e Indústria Nacional”. A palestra ficará por conta do economista Adhemar Mineiro, membro da Rede Brasileira pela Integração dos Povos (Rebrip).

A atividade começa às 10h da manhã, por meio da plataforma Zoom. Clique aqui para acessar à sala virtual da reunião.

O MSI-CUT reúne as confederações dos ramos químico, metalúrgico, do vestuário, da construção e da madeira, da alimentação e da energia.

Revisão do Indústria 10+

Em parceria com o TID-Brasil e com o apoio do Solidarity Center, a organização política dos trabalhadores da indústria promove, até o fim do ano, sete encontros no Ciclo de Debates.

O último, previsto para o dia 10 de dezembro, marcará a apresentação da sistematização inicial do Indústria 10+, buscando a reflexão da produção manufatureira como novo paradigma de desenvolvimento. A primeira versão do plano foi construída em 2018 e precisa ser revisada.

Fique por dentro

A palestra do economista Adhemar Mineiro consiste na segunda reunião do Ciclo de Debates. A abertura ficou por conta do professor de economia da Unicamp e presidente do Instituto Lula, Márcio Pochmann.

Por meio de videoconferência, Pochmann falou para mais de cem participantes de todo o Brasil e traçou uma linha do tempo da geopolítica e suas implicações na economia mundial e no financiamento tecnológico para o desenvolvimento nacional. 

Com o tema “Desenvolvimento brasileiro, indústria e ambiente institucional”, o professor destacou o papel da política e do alinhamento global do país para a definição dos rumos do setor. A íntegra de sua exposição está disponível no site do TID-Brasil.

 

Veja o cronograma das próximas atividades do Ciclo de Debates. Os encontros ocorrerão sempre às 10h da manhã

  •  01/10 – Comércio exterior e indústria nacional
  •  15/10 – Indústria, meio ambiente e transição energética
  •  05/11 – Indústria 4.0 no Brasil: limites e possibilidades e impactos no emprego, trabalho e renda
  •  12/11 – O posicionamento dos segmentos empresariais brasileiros desde 2016
  •  26/11 – Desafios e perspectivas das Micro e Pequenas empresas no Brasil
  •  10/12 – Apresentação da sistematização inicial do Plano Indústria 10+