Voltar

Comitê de Mulheres de IndustriALL continua com a campanha pelo fim da violência

04 de Maio de 2018

Brasil

O Comitê de Mulheres de Industrial Global Union se reuniu em Genebra no dia 25 de abril para discutir o objetivo de 40% de representação das mulheres e a campanha para acabar com a violência contra as mulheres no ambiente de trabalho.

A maioria das reuniões setoriais de IndustriALL estão ficando aquém do objetivo de 40% de participação de mulheres. Desde a última reunião do Comitê de Mulheres, em novembro de 2017, estão sendo tomadas medidas para melhorar a representação das mulheres.

No setor têxtil e de confecção estão sendo mantidas as discussões com as marcas com AMG sobre a maneira de realizar um trabalho concreto para a igualdade de gênero nos locais de trabalho.

No setor minérios, está sendo realizado a planificação de uma rede para determinar a proporção de mulheres nos diferentes setores.

No Comitê de direção de eletrônica de 2017 na Indonésia foi alcançado a representação de 40% de mulheres.

Na Conferência mundial do papel e celulose se adotou um plano de ação para melhorar a representação e se apoio firmemente o compromisso.

Com o consenso de que os problemas das mulheres são problemas sindicais, nos informes

A Conferência Regional da Ásia e do pacífico, que será celebrada em julho, está concentrada nas questões que afetam as mulheres e os jovens.

Na África Subsahariana há duas plataformas estabelecidas para a comunicação entre mulheres – uma em francês e outra em inglês – que tem desempenhados uma função central em relação à solidariedade e o intercâmbio de informações.

As cifras da participação de mulheres na América Latina aumentam, pois as mulheres representam 31% dos participantes nas atividades regionais, um aumento de 19% em relação ao ano anterior.

Hashmeya Alsaadawe, presidenta da Federação de Sindicatos de Basra no Iraque, informou que há 30% de representação de mulheres no país, o que é uma vitória, já que iniciaram do zero.

Para Lucineide Varjão, do afiliado brasileiro CNQ-CUT, “necessitamos de um maior compromisso de nossos companheiros nos sindicatos para potencializar as mulheres”.

Combater a violência contra as mulheres no ambiente de trabalho

A violência contra as mulheres no ambiente de trabalho está presente em todos os setores da IndustriALL. Diz respeito a todos os sindicatos e a todos os membros sindicais, homens e mulheres.

A Confederação Sindical Internacional (CSI) está impulsionando uma campanha para convênio vinculante à OIT sobre a violência de gênero no trabalho.

Em junho, a Conferência Internacional do Trabalho (CIT) iniciará um debate de dos anos sobre a possível aprovação de um convênio ou uma recomendação relativos à violência de gênero no mundo do trabalho.

Em sua intervenção no Comitê de Mulheres, Raquel González, da CSI, destacou a necessidade dos sindicatos pressionarem os governos e os empregadores para um convênio vinculante.

A campanha de IndustriALL para combater a violência contra as mulheres no ambiente de trabalho tem tomado impulso desde que foi adotada em novembro de 2017, e mmais de 50 sindicatos afiliados tem assumido o compromisso.

Referindo-se à campanha, Hashemya ressaltou sua importância, pois a agressão às mulheres existe em quase todas as partes do Oriente Médio e em todas as estruturas, nos ambientes de trabalho e nos lares: Estamos trabalhando na luta contra a violência e fazendo progressos na região.

Maried Nilsson, presidenta del sindicato sueco IF Metall, habló en el Comité de Mujeres sobre el impacto que tiene en Suecia el movimiento #MeToo.

Temos discutido sobre o assédio sexual com os empregadores e temos criado um grupo de trabalho para abordar juntos o tema nos locais de trabalho.

Os participantes falaram em assumir o compromisso e aplicar nas estruturas sindicais, e o Comitê de Mulheres renovou sua promessa de erradicar a violência e o assédio a mulheres no ambiente de trabalho.