Voltar

Criada Frente Parlamentar em Defesa da Petrobras na Assembleia Legislativa de SP

03 de Junho de 2015

Petrobras

Proposta pela bancada do PCdoB na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), a Frente Parlamentar de Defesa da Petrobras foi lançada nesta quarta-feira (3) e conta, ao todo, com a participação de 35 deputados estaduais de treze partidos diferentes, incluindo os de oposição.

A ideia, com a Frente, é acompanhar e propor políticas e ações que tenham por objetivo o fortalecimento da Petrobras como empresa nacional, para que seus recursos contribuam com o desenvolvimento econômico e social do país.

"A ideia surgiu diante de todo esse processo contra a Petrobras. A mídia tem falado de forma exaustiva, e a gente sabe que tem muitos agentes políticos que já vieram a público para dizer que a Petrobras tem que acabar, tem que ser privatizada etc. A gente sabe que isso é uma questão muito mais partidária do que de preocupação com qualquer direito", explicou a deputada Leci Brandão (PCdoB).

De acordo com Leci, mais do que defender a empresa, o intuito da frente parlamentar é o de defender os trabalhadores, que ficam cada vez mais sujeitos a demissões e à precarização, à medida em que avança a campanha de difamação contra a companhia.

"Uma coisa é tentar condenar quem pega dinheiro da empresa, outra é condenar os trabalhadores dessa empresa", disse.

Segundo a parlamentar, a Frente acompanhará a destinação dos royalties do petróleo e o Fundo Social do Pré-Sal para Educação e Cultura, Saúde e Esporte e fará, entre outras atividades, debates, simpósios, seminários e audiências públicas, além de diálogos com prefeituras de cidades paulistas que possuem pólos da empresa, setores da cadeia produtiva ligados ao setor e sindicatos.

A coordenadora do SINDIPETRO SP e secretária de formação sindical e política da CNQ_CUT, Cibele Vieira, e o secretário geral da CNQ, Itamar Sanches, compareceram à atividade.