Voltar

CUT defende unidade dos ramos nas Campanhas Salariais

17 de Junho de 2016

Salário

CNQ esteve representada na reunião pela presidenta Lucineide Varjão e pelo secretário-geral Itamar Sanches

Em reunião na CUT na última quinta (17), os representantes dos sindicatos de diversas categorias do País discutiram a unidade entre os ramos para as campanhas salariais com data-base no segundo semestre do ano.

Entre os setores estavam metalúrgico, saúde, seguridade social, bancários, químicos, vestuário, petroleiros, transporte, construção, educação, agricultura familiar, comércio, serviços e aposentados. A CNQ-CUT esteve representada pela presidenta Lucineide Varjão e pslo secretário geral Itamar Sanches.

De acordo com várias análises das lideranças, o país passa por um momento em que o debate é necessário e além da luta pelo aumento salarial, é fundamental que os trabalhadores e trabalhadoras esteja unidos(as) na defesa dos direitos conquistas, de forma a não permitir retrocessos.

Entre as ameaças que pairam sobre a classe trabalhadora no congresso estão mudanças na previdência social, nas leis trabalhistas, terceirização e deterioração dos serviços de saúde e educação. A lei da partilha do Pré-Sal também pode ser mudada em relação à destinação de recursos para educação e saúde, que serão reduzidas consideravelmente, em um momento de desemprego.

Os sindicalistas decidiram encaminhar uma proposta de encontro nacional dos trabalhadores com objetivo de debater a manutenção dos direitos e preparar uma ofensiva contra qualquer iniciativa que ataque a classe trabalhadora.

O presidente da CUT, Vagner Freitas, reafirmou que é a organização da classe trabalhadora, por meio de cada ramo da Central, que vai fazer com que as campanhas salariais sejam vitoriosas. “Temos questões nacionais dos trabalhadores que precisam estar na luta para evitar qualquer retirada de direitos, defender os empregos e por mais avanços salariais. A mobilização será feita no diálogo e na construção conjunta com os trabalhadores”, concluiu.

Com informações do SMABC e CUT-SP