Voltar

CUT e sindicatos mobilizam o Mês da Consciência Negra

01 de Novembro de 2017

Racial

Em novembro, o país celebra o Dia Nacional da Consciência Negra, período em que marca a morte de Zumbi dos Palmares, um dos símbolos de luta que, ao lado de Dandara, resistiu à escravização de negros e de negras no Brasil após a diáspora africana.

Essas referências permanecem presentes no imaginário brasileiro, ainda mais em tempos de golpe em que os movimentos populares, negro, sindical, entre outros, enfrentam uma série de retiradas de direitos.

Secretária de Combate ao Racismo da CUT SP, Rosana Aparecida da Silva destaca que a população negra, apesar de representar a maior parte da sociedade, ainda sofre com a discriminação.

“A nossa luta é feita todos os dias, em cada espaço onde atuamos. No mundo do trabalho, há diferença salarial entre negros e brancos e quase nunca são os negros e as negras que ocupam os cargos de destaque. Com a reforma Trabalhista, isso irá piorar ainda mais. É por isso que realizaremos uma ampla ação em novembro”, explica.

Rosana se refere à Campanha Basta de Racismo – no Trabalho e na Vida, que será lançada pela CUT-SP. Na prática, o movimento pretende sensibilizar sobre o tema e entregar uma carta-compromisso a entidades patronais e empresas, dos setores público e privado, para que estas assumam o compromisso da promoção da igualdade e da equidade racial no mundo do trabalho.

Além desta campanha e para ampliar o debate sobre o direito trabalhista, com recorte racial, o genocídio do povo negro e tantas outras pautas que envolvem toda uma história de resistência, a CUT São Paulo e seus sindicatos prepararam uma programação especial que ocorrerá durante todo mês de novembro.

Para acompanhar a programação em São Paulo e no Brasil, lique AQUI e AQUI