Voltar

CUT organiza oficina sobre memória e lançará publicações da sua Comissão da Verdade no Fórum Social Temático

13 de Janeiro de 2016

Movimentos Sociais

Evento acontece em Porto Alegre de 19 a 23 de janeiro, sendo uma atividade do Fórum Social Mundial, que está completando 15 anos

O Fórum Social Temático (FST) acontece em Porto Alegre do dia 19 a 23 de janeiro, sendo uma atividade do Fórum Social Mundial, que completa 15 anos, e se propõe a fazer um balanço e apontar os desafios e perspectivas na luta por outro mundo possível.

A CUT participa da organização do FST e realizará várias atividades, entre estas a Oficina Memória, verdade, justiça e reparação: a visão dos trabalhadores, organizada pela sua Secretaria de Políticas Sociais e Direitos Humanos e Centro de Documentação e Memória Sindical (CEDOC/CUT). A oficina acontecerá no dia 22 de janeiro, no período da manhã, sendo que o local constará da Programação do FST que em breve poderá ser consultada em http://forumsocialportoalegre.org.br/

Durante a oficina será lançado, no Rio Grande do Sul, o Relatório da Comissão Nacional da Memória, Verdade e Justiça da CUT que traz casos de graves violações de direitos humanos contra os trabalhadores durante a ditadura militar, relata as suas atividades e publica artigos de especialistas que tratam das várias formas violações cometidas pelos militares entre 1964 e 1985.

Também será lançado o livro O golpe militar contra os trabalhadores e as trabalhadoras. Sindicalistas mortos e desaparecidos durante a ditadura militar e a transição civil no Brasil: 1964-1988. Esse levantamento foi feito a partir do livro Direito à verdade e à memória, da Comissão Especial sobre Mortos e Desaparecidos Políticos, do Relatório Final da Comissão Nacional da Verdade, de pesquisas publicadas sobre trabalhadores mortos no campo e pesquisas no acervo do CEDOC CUT.

As inscrições para participação no FST podem ser feitas até a abertura do evento. A organização do FST pode ser acompanhada no site acima.

Fonte: CEDOC CUT