Voltar

Debates políticos marcam 12 Congresso dos Químicos do ABC

14 de Julho de 2015

Filiados

Mais de 200 delegados e delgadas participaram das discussões. Propostas serão sistematizadas num plano de lutas para o próximo período

Após um dia e meio de intensos debates e elaboração de propostas, a diretoria e os delegados e delegadas do 12 Congresso dos Químicos do ABC celebraram o êxito da atividade diante dos desafios do próximo período. “Tivemos um Congresso formativo, político e exitoso. Vamos voltar para o Grande ABC com muito mais condições de discutir nossa conjuntura e preparar a categoria química para os embates que temos pela frente”, comentou Raimundo Suzart, presidente do Sindicato dos Químicos do ABC, destacando que o plenário esteve sempre lotado, com todos acompanhando e participando das discussões.

O 12 Congresso dos Químicos do ABC, realizado nos dias 4 e 5 de julho, em Cabreúva, interior de São Paulo, reuniu 165 delegados, sendo 64 delegadas (38,7%), ultrapassando pela primeira vez a cota de participação das mulheres químicas. Soma-se a esse número cerca de 50 convidados, que compareceram para acompanhar os trabalhos e saldar a categoria química pelo evento de organização e decisões.

A presidenta da CNQ-CUT, Lucineide Varjão, compôs a mesa de abertura e acompanhou os debates do primeiro dia.

Entre as lideranças que vieram saudar os delegados e delegadas químicas estavam os deputados estaduais Luiz Fernando e Luiz Turco, ambos do PT-SP; o presidente e vice-presidente da CUT- SP  Adi dos Santos e Douglas Izzo; e os presidentes das confederações que compõem o Macrossetor Indústria da CUT Lucineide Varjão (Ramo Químico - CNQ), Paulo Cayres (Metalúrgicos– CNM) e Cida Trajano (Ramo Vestuário – CNTV).

Todos que fizeram uso da palavra mencionaram o difícil período que estamos vivendo no país, com desaceleração econômica, demissões e forte ataque aos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras no Congresso Nacional, em Brasília. Por conta desses desafios, foi enaltecida a decisão do Sindicato dos Químicos do ABC de promover o seu 12 Congresso com uma metodologia que privilegia o debate e a formação política.

“Mudamos a metodologia porque a conjuntura hoje exige de cada um de nós, dirigentes e militantes sindicais, sair deste congresso com uma maior compreensão política e capacidade de buscar e propor as ações necessárias para o enfrentamento”, comentou o presidente do Sindicato, Raimundo Suzart.

O próximo passo será a realização, ainda neste mês, do Seminário da Diretoria que, a partir da sistematização das resoluções do 12 Congresso, irá elaborar um Plano de Ação e Lutas para implementação das decisões.

Acompanhe a seguir alguns momentos do 12 Congresso e o depoimento das lideranças e palestrantes

Abertura 12 Congresso dos Químicos do ABC

Mesa de abertura política do 12 Congresso

Primeira Mesa: Conjuntura Política com André Singer

Mesa Desenvolvimento Sustentável com Artur Henrique