Voltar

Dia Mundial da Saúde: até 2020, depressão será a maior causa de afastamento do emprego no mundo

07 de Abril de 2017

Saúde e Segurança

Dados são da OMS, que neste 7 de Abril, Dia Mundial da Saúde, elegeu a Depressão como tema

Assédio moral, angústia, inquietação, tensão, competitividade. Este são os principias fatores que levam ao desenvolvimento da depressão no ambiente de trabalho. A Organização Mundial da Saúde (OMS), que elegeu a Depressão como tema deste 7 de Abril – Dia Mundial de Saúde, alerta: até 2020, será a depressão a maior causa de afastamento do emprego no mundo.

Líder em casos de depressão na América Latina, o Brasil apresenta um total de 11,5 milhões de casos registrados no país, equivalente a 5,8% da população brasileira, da OMS. No ambiente de trabalho, uma pesquisa realizada pela UnB - Universidade de Brasília- em parceria com o INSS revelou que quase 50% dos trabalhadores(as) que se afastam por mais de 15 dias do trabalho enfrentam algum transtorno mental, tendo a depressão como a principal causa.

Os motivos? Os especialistas pontam o excesso de sobrecarga e a forma como as atividades são impostas no ambiente de trabalho são as causas para o adoecimento dos trabalhadores. O Assédio Moral, a forma como a cobrança é imposta dentro do local de trabalho não apenas desmotiva o trabalhador, também o faz adoecer. “Com isso, a pessoa se mostra cada vez mais fisicamente cansada e sente dificuldades para se concentrar. São com estes sintomas que a depressão começa a se manifestar”, aponta a especialista em psicologia organizacional, Andréa Del Manto.

A Associação Brasileira de Transtornos Afetivos (Abrata) também apresentou pesquisas que mostram que 72% dos deprimidos desconhecem os sintomas e 44% mostram redução significativa de capacidade no ambiente de trabalho. Daí a preocupação da OMS em tratar da Depressão neste ano, abordando inclusive formas de preveni-la e de tratá-la.

“Boa parte das empresas ainda não reconhecem a depressão como doença e não oferecem o suporte necessário ao trabalhador e à trabalhadora, mas, se comprovada, a depressão pode ser incluída como doença profissional. De acordo com o INSS, as doenças psicológicas têm o mesmo procedimento que as físicas ou os acidentes”, destaca o secretário de Saúde do Trabalhador da CNQ, Antonio Goulart (foto).

Portanto, orienta o secretário, nos casos em que a depressão é comprovadamente relacionada ao ambiente de trabalho, o trabalhador e o Sindicato devem exigir que a empresa emita uma CAT (Comunicação de Acidente do Trabalho).

“O trabalhador deve procurar o Sindicato para ter todas as orientações. No Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST) há plantões de atendimento para realizar uma análise e saber se a doença está ligada ao trabalho”, aponta Goulart.