Voltar

Dicionário de Saúde e Segurança do Trabalhador tem coautoria de lideranças químicas

21 de Março de 2018

Saúde e Segurança

Subsídio para trabalhadores, dirigentes sindicais, técnicos, gerentes na área de SST, obra foi lançada nesta terça-feira, 20, em São Paulo

Foi lançado no dia 20 de março, na Biblioteca Mário de Andrade, centro de São Paulo, o DICIONÁRIO DE SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHADOR da Revista Proteção. A obra, com 1280 páginas e 1236 verbetes foi coordenada pelo Prof. René Mendes e foi escrita durante o ano de 2017.

São 522 autores do Brasil e outros países da América Latina e mundo, entre profissionais da área de Segurança e Saúde do Trabalho (SST), consultores, magistrados, procuradores, assessores sindicais, gestores e filósofos.

Área Química e Sindical

Na área química e sindical, a obra tem como coautores:

- Remígio Todeschini (Remi), que é pesquisador da Universidade de Brasília (UNB), assessor de Saúde, Trabalho e Previdência da FETQUIM-CUT e ex-presidente do Sindicato dos Químicos do ABC;

- Domingos Lino, assessor em Segurança e Saúde do Trabalho (SST) dos Químicos de São Paulo;

- Nilton Freitas, engenheiro de saúde e segurança, assessor do Sindicato dos Químicos do ABC

Além de Fátima Pianta; Gilberto Salviano, assessor de Saúde do Trabalhador da CUT Nacional; e do Prof. Herval Pina Ribeiro, primeiro Diretor Técnico do DIESAT, entre outros.

Remi tratou do verbete Sindicato e Saúde e Segurança do Trabalhador (SST), descrevendo a retomada do movimento sindical dos anos de 1970, a criação do DIESAT, das Centrais Sindicais, além de fazer um breve relato das lutas sindicais e greves dos anos de 1980 até 2000 em defesa da saúde dos trabalhadores. Consta na obra a referência do livro da COMSAT dos Químicos do ABC.

Domingos Lino e Fátima Pianta trataram da Consulta Prévia em SST para construção e implementação de políticas de SST. Nilton Freitas foi autor dos verbetes sobre a Participação dos trabalhadores em políticas de SST e Informação prévia em SST aos trabalhadores. E Gilberto Salviano teceu comentários no verbete Tripartismo em SST.

A obra será um excelente subsídio para trabalhadores, dirigentes sindicais, técnicos, gerentes na área de SST. Será referência obrigatória na luta pela saúde, e fonte inesgotável de debate e reflexão para fortalecer a cultura da prevenção acidentária e do adoecimento em geral. 

O Dicionário terá também o lançamento em 14 capitais, incluída a cidade de Campinas-SP até o final de maio.

Na foto ao lado: Fatima Pianta, Domingos Lino, Remigio Todeschini e Nilton Freitas.