Voltar

Dieese cria calculadora que mostra perdas com reforma da Previdência

20 de Março de 2019

Previdência

Simule quanto vai receber a menos e quantos anos a mais irá trabalhar

O Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos) criou a “Calculadora de Aposentadoria" para  esclarecer sobre quando e em quais condições os trabalhadores poderão se aposentar se a reforma da Previdência de Bolsonaro e Paulo Guedes for aprovada.

A ferramenta permite que o segurado do INSS faça simulações e compare o resultado de quanto receberia como aposentado pela lei atual da Previdência e quanto vai receber a partir das novas regras da proposta enviada pelo governo ao Congresso Nacional (PEC 287).

Segundo Rodolfo Viana, economista do Dieese, com a reforma as pessoas serão obrigadas a trabalhar mais, contribuir mais tempo, e ganhar menos.

“A calculadora foi criada para que todos possam se preparar e saber diretamente quais serão as mudanças no tempo de serviço e no valor da aposentadoria”, explica o economista.

Mais prejudicados

O especialista explica que as mulheres serão as mais prejudicadas. “A idade mínima para aposentadoria passará de 60 para 62 anos, e o tempo de contribuição de 15 para 20 anos. As viúvas não poderão mais acumular a pensão do falecido marido, isso fará com que sua renda seja abruptamente rebaixada”, comenta.

Segundo Rodolfo, o uso da ferramenta é simples. “Basta selecionar a categoria, o tempo de contribuição e o sexo. O resultado mostra o tempo restante de contribuição para aposentadoria integral e parcial”.

Clique aqui e acesse a calculadora da aposentadoria miserável e impossível de Guedes e Bolsonaro.