Voltar

Encerramento do curso Formaquim Sul

19 de Agosto de 2015

Ramo Químico

A CNQ encerrou mais uma turma do Formaquim Sul. O ultimo módulo foi realizado nos dias 15 e 16 de agosto no assentamento Contestado do Movimento dos Trabalhadores Sem-terra (MST), na cidade de Lapa, Paraná.

Ao fim de três módulos, as discussões passaram pelo Processo produtivo capitalista e a cadeira produtiva no ramo Químico; Socialismo e os movimentos sociais;  e Estrutura Sindical Brasileira.

Participaram do curso dirigentes sindicais do Sindicato dos Petroleiros do Estado do Paraná e Santa Catarina, Sindicato dos Petroleiros do Rio Grande do Sul, Sindicato dos Petroquímicos do Rio Grande do Sul e Sindicato dos Químicos do Paraná.

A realização do curso no assentamento Contestado do MST, que possui uma escola de agroecologia, proporcionou uma troca de experiência enriquecedora com os militantes do campo.

Durante o encerramento político do curso, as lideranças sindicais Silvanei (Secretário da Regional Sul da CNQ-CUT e diretor do Sindipetro PR-SC) e Anacélie (Secretária de Formação do Sindipetro PR-SC e umas das organizadoras e apoiadoras do curso Formaquim Sul) prestigiaram os cursistas.

 “O Formaquim é um programa de capacitação de dirigentes e militantes nos diversos estados do Brasil e abrange inúmeros sindicatos do ramo químico nacional. O encerramento do Formaquim Sul contribui ainda mais para o fortalecimento e a integração dos sindicatos do nosso ramo na região Sul do Brasil”, disse Silvanei.

Ao final os educadores Josenildo Melo e João Carlos de Andrade agradeceram a participação dos dirigentes e militantes e convidaram todos e todas a um almoço de confraternização e a uma visita nas instalações do assentamento Contestado do MST.

Com informações do assessor Josenildo Melo