Voltar

Familiares das vítimas de Brumadinho participam de atividade sexta-feira (20/09) no ABC

18 de Setembro de 2019

Minérios

Químicos do ABC e ICM promovem exposição de fotos e depoimentos

Com o apoio da Internacional de Trabalhadores da Construção e da Madeira (ICM) e do Projeto Union to Union da Suécia, o Sindicato dos Químicos do ABC promove na próxima sexta-feira, 20/09, o Ato de Solidariedade às famílias das vítimas de Brumadinho.

A atividade, com início às 9h, terá exposição de fotos e depoimentos de familiares e sindicalistas de Brumadinho, além da manifestação de apoio e coletiva de imprensa.

“É importante que todos tragam o seu apoio e solidariedade para evitar que tragédias como essa voltem a acontecer”, ressalta o presidente do Sindicato, Raimundo Suzart.

Rompimento da barragem

No dia 25 de janeiro de 2019 o rompimento da barragem da Vale localizada em Brumadinho, Minas Gerais, reeditou a tragédia do rompimento da barragem de Mariana ocorrida em 5 de novembro de 2015 e que resultou na morte de 19 trabalhadores. Dessa vez, entretanto, a destruição de vidas foi ainda maior: 250 funcionários da Vale e moradores da região foram mortos e 22 pessoas continuam desaparecidas.

Por trás dos números histórias de vida e sonhos devastados, sofrimento e angústia.

De um lado, a arrogância, incompetência e ganância de burocratas e técnicos a serviço de uma empresa que deve ser responsabilizada de toda forma e em todos os níveis pelos seus atos e consequências.

Do outro lado, o papel das organizações sindicais locais, nacionais e internacionais em apoio às famílias das vítimas na busca por Justiça e garantia de direitos e para que as buscas não cessem enquanto a última família não enterrar o seu ente querido. Pressa sobre as autoridades governamentais e do poder judiciário.

Ato de Solidariedade às famílias das vítimas de Brumadinho

Dia 20 de setembro, 9h, na sede do Sindicato dos Químicos do ABC

Rua Senador Fláquer, 813, Centro – Santo André

Realização: Sindicato dos Químicos do ABC

Apoio: Internacional de Trabalhadores da Construção e da Madeira (ICM) e do Projeto Union to Union

Programação

9h -  Abertura

9h20 –  Exposição de Fotos e depoimentos de familiares e sindicalistas de Brumadinho

10h30 – Manifestações de apoio e solidariedade

11h30 – Ato de encerramento e coletiva de imprensa