Voltar

Fetquim protocola no Sindusfarma documento da OIT sobre digitalização e indústria 4.0

05 de Fevereiro de 2019

Ramo Químico

O secretário de Relações Internacionais da CNQ, Helio Andrade, também marcou presença

Representantes da FETQUIM/CUT estiveram reunidos na manhã desta terça-feira (05/02) na sede da FEQUIMFAR/Força, em São Paulo. As duas fedederações protocolaram junto aos representantes do sindicato patronal Sindusfarma um documento deliberado em evento da Organização Internacional do Trabalho (OIT), em Genebra, na Suiça, no fim do ano passado, e que trata do futuro do trabalho e os desafios da Indústria 4.0 nas químicas e farmacêuticas.
 
O secretário de Relações Internacionais da CNQ, Helio Rodrigues de Andrade, também marcou presença no encontro e destacou a importância da garantia de formação continuada dos trabalhadores por parte das empresas.
 
O documento contêm os principais pontos de consenso entre trabalhadores, empregadores e governos, aborda os desafios dos avanços tecnológicos, da globalização, das mudanças demográficas e climáticas. Procura garantir da indústria um compromisso de adotar políticas sustentáveis e fundamentadas no diálogo social, proteção social e negociações coletivas - de modo a proteger todos os trabalhadores e trabalhadoras afetados pela digitalização, automatização e novas tecnologias.