Voltar

Fundacentro promove curso sobre Nanotecnologia e os impactos à saúde dos trabalhadores

26 de Junho de 2017

Nano

Será nos próximos dias 19 e 20 de julho e as inscrições estarão disponíveis a partir do dia 27/06/2017 às 14h no site da instituição

As nanotecnologias estão possibilitando mudanças radicais tanto no mundo do trabalho como para a sociedade em geral. Não apenas do ponto de vista das ações possivelmente tóxicas das nanopartículas, principalmente na saúde e na segurança dos trabalhadores, mas também, dentro da chamada convergência tecnológica, estas novas tecnologias estão impactando o mundo do trabalho através na robotização, impressão 3D, aumento da vigilância nos ambientes de trabalho, etc.

O curso que será promovido pela Fundacentro em julho tem como objetivo apresentar os possíveis impactos das nanotecnologias no mundo do trabalho, assim como, provocar uma reflexão sobre o tema, para que possa haver participação cada vez maior dos trabalhadores e profissionais de Segurança e Saúde do Trabalho (SST) nos rumos que estas tecnologias vêm tendo.

"Espera-se também que o curso possa contribuir para que sejam tomadas medidas no sentido de prevenir acidentes e doenças possivelmente provocadas pela exposição dos trabalhadores a materiais na escala nanométrica", destaca o secretário de Sáude do Trabalhador da CNQ, Antonio Goulart.

Veja abaixo a programação:

Conceitos de Nanotecnologia e Impactos à Saúde dos Trabalhadores

TURMA ÚNICA

Data:  19/07/2017 à 20/07/2017
Horário: 08h30 às 17h30
Local do Curso:  São Paulo - SP

Importante

As inscrições estarão disponíveis nesta página a partir do dia 27/06/2017 às 14h.

Inscrições

ATENÇÃO. LEIA ATENTAMENTE AS INFORMAÇÕES ANTES DE EFETUAR A INSCRIÇÃO:

- Taxa simbólica de inscrição de 2 embalagens de leite em pó a serem entregues no primeiro dia do curso na própria Fundacentro. As embalagens serão encaminhadas para a Ação Solidária Contra o Câncer Infantil.

- A confirmação da inscrição será feita pelo e-mail cadastrado na ficha de inscrição.

- Informamos que o participante que se inscrever e não comparecer ao curso sem aviso prévio de desistência não participará dos próximos cursos previstos, mesmo que efetue a inscrição pelo site.

Endereço:
Rua Capote Valente, 710  -  Bairro:  Pinheiros
CEP:  05409-002  -  Cidade:  São Paulo  -  Estado:  SP

Telefone(s):

(11) 3066-6055

(11) 3066-6365

Observação

A página de inscrições não atualiza automaticamente, portanto não se esqueça de atualizar a página do seu navegador clicando na tecla F5.

Para melhor compreensão do processo de inscrição, recomendamos que leia o nosso PERGUNTAS FREQUENTES CURSOS localizado na barra lateral esquerda. (http://www.fundacentro.gov.br/cursos-e-eventos/perguntas-frequentes).

Programa

  • Apresentação do curso;
  • Apresentação dos participantes;
  • Filme: nanotecnologia Dinâmica: “O que você entende por Nanotecnologia”, Desafios esperados pelos participantes para os Profissionais de SST;
  • Introdução à nanotecnologia: aplicações gerais e nos setores metalúrgico e químico;
  • Importância do tamanho ;
  • Conceito de nanotoxicologia;
  • Possíveis impactos das nanotecnologias na saúde dos trabalhadores - Situação atual da SST frente às nanotecnologias (as lacunas de conhecimento);
  • Desafios para a prevenção dos possíveis riscos das nanotecnologias nos ambientes de trabalho;
  • Hierarquia dos controles de riscos;
  • Gestão de riscos (identificação do perigo, análise, avaliação (qualitativa e quantitativa) e controle de riscos); Percepção dos riscos;
  • Situações de risco e exposição;
  • Control Banding;
  • Princípio da precaução;
  • Participação dos trabalhadores;
  • Ferramentas para controles de riscos com nanomateriais;
  • Recomendações mínimas;
  • Possíveis impactos das nanotecnologias no meio ambiente;
  • Nanotecnologia como risco emergente - As nanotecnologias no Brasil: programas governamentais, regulação, ÉTICA e implicações econômicas para o mundo do trabalho.

Objetivo

Apresentar possíveis impactos das nanotecnologias no mundo do trabalho, assim como, provocar uma reflexão sobre o tema, para que possa haver participação cada vez maior dos trabalhadores e profissionais de SST nos rumos que estas tecnologias vêm tendo. Contribuir para que sejam tomadas medidas no sentido de prevenir acidentes e doenças possivelmente provocadas pela exposição dos trabalhadores a materiais na escala nanométrica.

Público

Curso aberto a todos os interessados no tema

Metodologia

aulas expositivas, apresentações de vídeos curtos sobre o tema, debates durante todas as aulas

Carga Horária

16 hs.

Coordenação Técnica

Arline Sydneia Abel Arcuri - Bacharel e licenciada em Química pela Universidade de São Paulo. É doutora em ciências, na área de físico química, também pela USP. Pesquisadora da Fundacentro de São Paulo, na coordenação de Higiene do Trabalho e coordenadora do projeto “Impactos da nanotecnologia na saúde dos trabalhadores e meio ambiente”.