Voltar

IndustriALL: CNQ/CUT participa de Conferência Regional para América Latina e Caribe

03 de Setembro de 2021

Sindical

Encontro vai acontecer, em modo 100% on-line, no dia 07 de setembro, antecedendo o congresso que elegerá a nova direção da organização sindical global

A Confederação Nacional do Ramo Químico (CNQ/CUT) participa, no dia 07 de setembro, da Conferência Regional para América Latina e Caribe da IndustriALL Global Union.

Na ocasião, lideranças da organização sindical que representa mais de 51 milhões de trabalhadoras e trabalhadores de 140 países, vão deliberar sobre a representação da região na nova direção da entidade, que será eleita no congresso convocado para os dias 14 e 15 de setembro.

Secretária de Relações Internacionais da CNQ/CUT, Lu Varjão destaca o grande desafio para a organização sindical em escala mundial, cada vez mais necessária em razão da globalização da economia, dos avanços tecnológicos e dos ataques aos diretos da classe trabalhadora pelas políticas ultraliberais.

“Vivemos um momento muito difícil no Brasil, mas que não está desconectado do mundo. Por isso, é fundamental esse diálogo com as companheiras e os companheiros da América Latina e do Caribe, onde somos países que têm ainda características e seus problemas específicos”, avalia.

De acordo com a dirigente, o cenário da crise sanitária inacabada e de preços descontrolados de alimentos e de insumos básicos para as trabalhadoras e os trabalhadores brasileiros, como o botijão de gás, é consequência do desgoverno, associado ainda ao contexto de 300 milhões de postos formais de emprego fechados em todo o mundo.

“Como vem sendo colocado, sem proteção social por parte do Estado na maior parte do mundo, a classe trabalhadora está sendo punida em dobro, pois as empresas estão fazendo de tudo para que seus acionistas não percam nada e quem trabalha está pagando a conta da crise”, analisa.

Lu Varjão aponta que o Brasil e os demais países da região terão ainda que reconstruírem suas pontes de diálogo, a partir da saída do companheiro Valter Sanches da Secretaria-Geral da IndustriaALL, em decorrência da eleição da nova direção.

Presidente da CNQ/CUT, Gerlacino Teixeira também participará da Conferência Regional para América Latina e Caribe da IndustriALL Global Union. Ainda pelo ramo, estarão os companheiros Raimundo Suzart e Hélio Rodrigues, respectivamente, presidentes dos Químicos do ABC e de São Paulo.

No Brasil, são afiliadas à IndustriALL organizações sindicais dos ramos químico, metalúrgico e do vestuário, da CUT e da Força Sindical.