Voltar

IndustriALL começa um novo projeto para jovens latino-americanos

20 de Agosto de 2018

Juventude

Secretária de Juventude da CNQ, Juliane Bielak, participa do Projeto representando o ramo químico da CUT

De 26 de julho a 10 de agosto foram realizados os primeiros seminários nacionais do "Projeto Educacional e Capacitação da União de Jovens IndustriALL na América Latina e no Caribe", que começa neste 2018 e continuará até 2020.
 
Na Argentina, Brasil, Colômbia, México e Nicarágua, IndustriALL e DGB organizaram seminários de dois dias para começar um projeto que tem o objetivo de treinar líderes sindicais jovens para participar e agir tanto em seus sindicatos como nas estruturas globais de IndustriALL.
 
"Se eles estão aqui, é porque alguém do seu sindicato aposta que eles têm condições e podem se tornar líderes sindicais", disse o vice-presidente do Comitê Executivo IndustriALL Raul Mathiu na abertura do primeiro seminário, realizado na Argentina.
 
O secretário regional da IndustriALL, Marino Vani, e a conselheira regional IndustriALL, Julieta Avalos, acompanharão os jovens para conseguir desenvolver um Plano de Ação Sindical (PAS), que visa criar uma política Jovens que também promovem a igualdade de gênero.
 
Por sua vez, cada país terá seu coordenador, que ajudará a acompanhar o processo. O grupo de coordenadores se reunirá duas vezes por ano para articular o trabalho no nível regional. A primeira reunião entre eles foi realizada nos dias 16 e 17 de agosto no escritório regional do Uruguai.
 
Naquela ocasião, eles analisaram os desafios do projeto para cada país realizar atividades para organizar ações para alcançar os objetivos do projeto para a segunda fase do trabalho, a ser realizada em setembro deste ano.
 
Para a DGB, o projeto também ajuda a incluir homens e mulheres jovens nas agendas políticas da sociedade latino-americana, a fim de promover uma região mais representativa e inclusiva para as futuras gerações. Por sua vez, eles propõem que até 2020 pelo menos metade dos sindicatos que participam do projeto criem novas secretarias e espaços formais para a representação de jovens.
 
"Os jovens da região terão grandes oportunidades, poderão treinar e fortalecer seus sindicatos. O projeto colabora para reforçar sua liderança e, ao mesmo tempo, capacitá-los para enfrentar os desafios do presente e do futuro. O eixo central deste projeto é construir políticas para a inclusão de jovens, estruturas destinadas a garantir a participação dos jovens nos sindicatos e formar pessoas que tenham a capacidade de serem líderes com visão nacional, regional e global ", concluiu o secretário regional da IndustriALL, Marino Vani.
 
Fonte: IndustriALL