Voltar

Encontro do Setor de Fertilizantes promovido por IndustriALL prioriza ações no Brasil

24 de Outubro de 2017

Ramo

A presidenta da CNQ, Lucineide Varjão, que também é co-presidenta da IndustriAll Global Union - América Latina e Caribe, integrou a mesa de abertura e esteve presente em todos os trabalhos do Encontro Regional do Setor de Fertilizantes. O evento foi organizado pelo sindicato global INDUSTRIALL e aconteceu nos dias 23 e 24 de outubro em São Paulo.

A principal diretriz tomada foi o estabelecimento de uma ação mais direta sobre o Brasil, pois além de protagonista no agronegócio mundial, nosso País vem sofrendo com fusões, aquisições de empresas do setor, e desrespeito aos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras.

A história da Yara no Brasil, que já abocanhou empresas como a Adubos Trevo em 2000, a Fertibrás em 2006 (ocupando a segunda colocação no mercado nacional) e a aquisição da área de fertilizantes da Bunge em 2013 (consolidando assim sua liderança em território nacional), foi tema de diversas discussões. 

Além de possuir 15 mil trabalhadores em todo o mundo a empresa não adota as mesmas práticas de segurança e respeito aos trabalhadores, segundo os representantes sindicais presentes ao encontro.

Outras empresas bastante mencionadas foram a Mosaic - que no Brasil atua na produção, importação, comercialização e distribuição de matérias-primas, fertilizantes para aplicação em todas as culturas agrícolas e ingredientes para nutrição animal -, e a Heringer  - que opera em território nacional exercendo suas atividades por meio de 19 unidades de produção, comercialização e distribuição de fertilizantes sendo 16 próprias e 3 terceirizadas.

Representantes do movimento sindical do Brasil, Colômbia, Itália, Noruega, Trinidad Tobago, Uruguai, Suíça e Bélgica além de diferentes centrais sindicais, como CUT, Intersindical e Força Sindical, manifestaram o caráter unitário do encontro e se comprometeram com a formação de uma rede de informações para fortalecer a luta.

Com informações da Fetquim e Fequimfar