Voltar

Mais de 160 mil pessoas assinaram petição para Lula receber Nobel da Paz

10 de Abril de 2018

Brasil

Mais de 164 mil pessoas já assinaram abaixo assinado para que o ex-presidente Lula receba o Nobel da Paz deste ano. A iniciativa é do arquiteto argentino Adolfo Pérez Esquivel, ativista dos direitos humanos, que recebeu o título no ano de 1980. A meta é chegar a 200 mil assinaturas para encaminhar ao comitê do Nobel, que fica na Noruega. Assine você também.

A rapidez com que o abaixo assinado eletrônico tomou corpo – em apenas cinco horas no ar o pedido já havia chegado a 100 mil apoios – pode ser considerada uma resposta da sociedade à prisão política decretada pelo Judiciário brasileiro.

Condenado injustamente e sem provas da propriedade de um imóvel [triplex Guarujá] que não lhe pertence, o ex-presidente está preso na Superintendência da Polícia Federal em Curitiba/PR desde sábado passado (7).

Por meio do site change.org Esquivel, que hoje está com 86 anos e tem interesse em visitar Lula nos próximos dias, justificou a iniciativa, pois segundo o ativista, através do compromisso social, sindical e político de Lula, “desenvolveu políticas públicas para superar a fome e a pobreza em seu país, um dos mais desiguais no mundo”.

Ainda segundo escreveu o ativista na carta enviada ao comitê norueguês, “a paz não é somente a ausência da guerra, nem evitar a morte de uma ou muitas pessoas, a paz também é proporcionar esperança de futuro aos povos, em especial aos setores mais vulneráveis, vítimas da “cultura do descarte” que nos fala o Papa Francisco”.

Para desespero de representantes de uma elite política que pretendia desmoralizar as políticas públicas e sociais implementadas no Brasil nos dois mandatos de Lula, e que tiveram seguimento nos governos de Dilma Rousseff, a prisão do ex-presidente fez disparar o apoio da população.

Segundo constatou uma pesquisa tracking (consulta por telefone para monitoramento) feita nos últimos dias por um grande instituto nacional, a condenação do ex-presidente fez bem à sua imagem. Conforme publicado na coluna política do jornal O Tempo, de Belo Horizonte, a jornalista Raquel Faria comentou que o apoio a Lula 'explodiu' na população.

O Nobel

Criado no ano de 1901 O Prêmio Nobel é uma das mais prestigiadas premiações do mundo. Todos os anos, pessoas que fizeram pesquisas de grande valor para o bem do ser humano em diversas áreas, como Química, Física, Medicina, Literatura, Economia e Paz, são escolhidas e premiadas.

Já foram agraciados com o título a indiana Madre Teresa de Calcutá, o africano Desmond Tutu, Óscar Árias, o russo Mikhail Gorbachev, o norte-americano Barack Obama. Até hoje nenhum brasileiro foi contemplado.