Voltar

Metabase de Mariana confirma filiação à FITEM

21 de Novembro de 2022

Setoriais

Sete anos depois, o sindicato segue na luta para que a Samarco reconheça seus trabalhadores como vítimas do rompimento da Barragem do Fundão

Dirigentes do Metabase Mariana, da FITEM, da CNQ e da IndustriAll
Importante sindicato do Setor de Minérios, o Metabase de Mariana (MG), por meio do presidente Ângelo Antônio Lopes Eleutério e demais diretores, confirmou sua filiação à FITEM – federação associada à CNQ, com entidades presentes em quatro das cinco regiões brasileiras.
 
O movimento de fortalecimento político mútuo foi construído ao longo dos últimos anos e fortalecido desde o mês de julho de 2022, quando dois dirigentes do sindicato da região mineira – Frank José Lana e Romério Araújo dos Santos - foram convidados a participar do Congresso da Federação, pelo presidente, José Luismar de Sousa.
 
Depois disso, em setembro, representantes da CNQ e da IndustriALL Global Union tiveram novas agendas com a direção do Metabase de Mariana, até que a decisão pela filiação foi confirmada em encontro com dirigentes das entidades no fim de semana de 19 e 20 de novembro.
 
“É um marco pelo simbolismo que tem este sindicato, que, mais de sete anos após a maior tragédia ambiental e humana da história brasileira, luta para que a Samarco reconheça que os trabalhadores também foram vítimas do rompimento da Barragem do Fundão”, recorda Luismar.
 
Presidentes da FITEM e do Metabase Mariana, companheiros Luismar e Ângelo
 
Dirigente da CNQ e da IndustriAll que acompanhou as negociações, Lucineide Varjão menciona também os grandes desafios enfrentados pelos dirigentes do Metabase, que assumiram a liderança do sindicato, em decorrência da renúncia do então presidente no mesmo dia do desastre.
 
“Eram meninos, que pouco sabiam sobre a condução da representação dos trabalhadores, ainda mais em uma conjuntura tão adversa. Enfrentaram muita resistência dentro do próprio movimento sindical, e nós, dentro do possível, tentamos oferecer acolhimento e assistência. Temos certeza de que bons ventos ainda fluirão, partindo das minas, para que essa aproximação gere ainda novos e bons frutos”, pontua Lu.
 
A dirigente também resgata o papel decisivo do companheiro Jacy Afonso, que concebeu a incorporação do setor de minérios ao Ramo Químico e aproximou a CNQ dos sindicatos.
 
Formação
 
Assessor político da CNQ, Elias Pintado também participou do encontro do último final de semana e será o responsável pela formação a dirigentes do Metabase, pré-agendada para o mês de janeiro e viabilizada em parceria com a FITEM.

Reunião na sede do Metabase MarianaDirigentes do Metabase Mariana e da FITEM