Voltar

Milhares tomam as ruas do Rio de Janeiro em defesa da soberania nacional

04 de Outubro de 2017

Brasil

Ato contou com a presença do ex-presidente Lula

Fonte: MAB

Cerca de 15 mil pessoas se concentraram em frente à sede da Petrobras, no Rio de Janeiro, no Dia Nacional de Luta em Defesa da Soberania, convocado pela Frente Brasil Popular, nessa terça-feira (3 de outubro), dia de aniversário de 64 anos da estatal do petróleo. Os 4 mil atingidos por barragens de 19 estados brasileiros presentes no Encontro Nacional do MAB também engrossaram essas fileiras.

Na grande marcha, os manifestantes também pararam em frente à Eletrobrás, estatal da eletricidade, que o governo golpista de Michel Temer quer privatizar. Eletricitários, além dos trabalhadores da Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro (CEDAE) e da Casa da Moeda – todas no pacote de privatizações – decretaram paralisação no dia de hoje.

O ato também contou com a presença do ex-presidente Lula. “Defender a soberania é mais que defender a Amazônia, mais que defender as águas e os rios. Mais que defender as fronteiras. Mais que defender o ecossistema. É mais que defender o salário e a pauta de reivindicação. É defender a dignidade e a honra de um povo, que só vai acontecer se tiver educação, saúde, trabalho e cabeça em pé criando sua família”, afirmou em discurso.

“A defesa da soberania nacional se faz urgente na atual conjuntura em que o governo golpista de Michel Temer busca entregar riquezas estratégicas com a desculpa de reduzir o déficit fiscal. Isso vai aumentar a dependência do Brasil em relação às economias centrais, aumentar a pobreza e o desemprego, retroceder no desenvolvimento da ciência e tecnologia e nas políticas públicas. E a energia tem um papel central nessa estratégia, sendo muito cobiçada. Não à toa, os maiores ataques são à Eletrobras e à Petrobras”, afirmou Alexania Rossato, da coordenação nacional do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB). O 8º Encontro Nacional do MAB elegeu a questão da soberania como um tema central.

Leia a matéria na íntegra AQUI