Voltar

Morre trabalhador vítima de acidente de trabalho na Oxiteno Mauá/SP

04 de Maio de 2015

Saúde e Segurança

Sindicato dos Químicos do ABC realizou protesto na porta da empresa e entrou com denúncia no Ministério do Trabalho

O Sindicato dos Químicos do ABC realizou um protesto (foto) na porta da empresa Oxiteno, em Mauá, na manhã desta segunda-feira, 4 de maio, para denunciar a situação de insegurança que os trabalhadores estão sofrendo e que vitimou o trabalhador Danilo Cantalice, que morreu no sábado, 2 de maio, vítima de um acidente de trabalho ocorrido no domingo 26 de abril. O Sindicato também entrou com denúncia e pedido de fiscalização na Gerência Regional do Trabalho e Emprego (GRTE, ex- DRT do Ministério do Trabalho).

 

Segundo informações de trabalhadores, ao terminar de descarregar uma carreta de Fenol, Danilo recebeu uma projeção do produto, sofrendo queimaduras no tórax e no rosto, mesmo usando os equipamentos de proteção (EPIs). Ele foi socorrido e ao chegar ao Hospital Brasil, em Santo André, teve uma parada respiratória, mas foi reanimado pelos médicos. De acordo com a empresa, ele apresentou melhoras durante a semana, porém sofreu morte cerebral no sábado, 2/5.

 

“Nós recebemos há poucos dias denúncia dos trabalhadores dizendo que desde o final do ano passado a Oxiteno Mauá está tendo muitos acidentes de processo, um deles bem grave, quando ocorreu uma explosão na rede elétrica, deixando um trabalhador queimado e agora este que infelizmente acabou em óbito”, disse o coordenador da Regional Santo André do Sindicato dos Químicos do ABC, Paulão.

 

Para o dirigente, o início dessa série de acidentes “coincide” com uma mudança na jornada de trabalhadores da Oxiteno sem discussão com o Sindicato. “Os trabalhadores que almoçavam em 30 minutos, passaram a ter uma hora de almoço e essa meia hora de diferença foi foi compensada com o acréscimo de 15 minutos na entrada e 15 minutos na saída. O problema é que não houve contratação de mais trabalhadores e, com essa mudança, enquanto um almoça, o outro trabalhador do setor fica sobrecarregado, exercendo as duas ou mais funções”, afirma Paulão. “Temos que dar um basta a essa situação”.

 

Danilo tinha 32 anos, era sindicalizado desde 2003, tendo trabalhador também na Bandeirantes Química e Houghton. A diretoria do Sindicato se reunirá com representantes da Oxiteno na próxima quarta-feira para discutir medidas de prevenção e obter informações de como a empresa ajudará a família da vítima.