Voltar

Mostre a sua indignação: chega de práticas antissindicais na Rustavi Avot

23 de Novembro de 2017

Internacional

IndustriALL em campanha de solidariedade internacional. Participe! Envie a sua mensagem!

Os trabalhadores químicos georgianos estão enfrentando bastante opressão. Historicamente um modelo de uma empresa ‘socialmente responsável’, o produtor georgiano de fertilizantes "Rustavi Azot", após a chegada de um novo proprietário no início de 2017, começou a reprimir o sindicato local (sindicato de metalurgia, mineração e trabalhadores da indústria química da Geórgia – TUMMCIWG, um afiliado do sindicato global IndustriALL).

Os trabalhadores da empresa são perseguidos e reprimidos devido à afiliação sindical. Sob a pressão da alta gerencia da empresa, os supervisores forçam os trabalhadores e trabalhadoras a abandonar seu sindicato. Com o objetivo de prejudicar o sindicato local, a empresa demitiu 350 pessoas ilegalmente em janeiro a fevereiro deste ano.

Desde março de 2017, o TUMMCIWG vem tentando reiniciar as negociações com a administração, mas sem sucesso. O sindicato repetidamente pediu ajuda ao Ministério do Trabalho, Saúde e Assuntos Sociais da Geórgia. No entanto, o Ministério não conseguiu reunir as partes numa mesa de negociação. Pelo contrário, a posição fraca do Ministério facilitou e incentivou as ações criminosas e discriminatórias dos gerentes da Rustavi Azot.

Em violação da legislação nacional e das convenções números 87 e 98 da OIT, todos os dias, dezenas de trabalhadores são obrigados a retirar a sua afiliação à TUMMCIWG, contra a própria vontade.

A parceria entre o TUMMCIWG e o sindicato global IndustriALL, que representa 50 milhões de trabalhadores em 140 países nos setores de mineração, energia e manufatura, é uma força de solidariedade global que luta por melhores condições de trabalho e direitos sindicais ao redor do mundo.

Você pode contribuir! Entre no link abaixo, escreva seu nome e endereço de e-mail e clique em ‘Enviar Mensagem’ no final da página:

Act NOW!

Geórgia: Chega de práticas antissindicais na empresa química Rustavi Avot