Voltar

Movimento Sindical abre diálogo junto à CNI por nova política industrial

07 de Dezembro de 2022

Macrossetor

Dirigentes apresentaram Plano Indústria 10+ à organização patronal, com perspectivas em torno do novo governo; Geralcino Teixeira representou o Ramo Químico

Lideranças sindicais e representantes da CNI se reuniram na sede da organização patronal, em SP

Após anos de inexistência de políticas para o desenvolvimento industrial, o Movimento Sindical, por meio do Macrossetor da Indústria da CUT (MSI) e da IndustriALL Brasil – que abrange também entidades filiadas à Força Sindical ­– buscam a unidade na construção de estratégias para a reindustrialização do País junto ao setor empresarial. Nesta quarta-feira (07/12), em São Paulo, lideranças das trabalhadoras e dos trabalhadores se reuniram com Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Aos representantes patronais, foram apresentadas as principais diretrizes do Plano Indústria 10+, construído e atualizado coletivamente, com a participação do TID Brasil e do DIEESE, além das instituições já mencionadas.

Presidente da CNQ-CUT, Geralcino Texeira, participou do encontro. O Ramo Químico integra o MSI junto aos Ramos Metalúrgico (CNM), da Alimentação (CONTAC), da Energia (Sinergia), do Vestuário (CNTRV), da Construção e Madeira (Conticom). A organização política é coordenada pela companheira Cida Trajano, presidenta da CNTRV, que também participou das discussões, bem como o presidente da IndustriALL Brasil, Aroaldo Silva.

A partir da exposição do Plano, lideranças sindicais e representantes das empresas aprofundaram reflexões e possíveis estratégias para a articulação de políticas para o desenvolvimento industrial junto ao Governo Eleito, que terá início a partir de janeiro de 2023.

“Assim como foi necessário aglutinar a Frente Ampla para as eleições, temos o desafio de buscar a unidade para pautas comuns, com o compromisso do movimento sindical de defender, além do viés produtivo, as dimensões tecnológicas e sociais na política de reindustrialização”, pontua Geralcino.

Lideranças sindicais e representantes da CNI se reuniram na sede da organização patronal, em SP

Lideranças sindicais e representantes da CNI se reuniram na sede da organização patronal, em SP