Voltar

Mulheres da América Latina e Caribe iniciam Projeto de Gênero de IndustriALL Global Union

08 de Agosto de 2018

Mulheres

Nesta quarta, unem-se às mulheres de Buenos Aires para pressionar o Senado a votar favoravelmente à Lei do Aborto

As mulheres da América Latina e Caribe, representantes das afiliadas a IndustriAll Global Union, iniciaram neste início de agosto um projeto de gênero regional em Buenos Aires, Argentina.

Nesta quarta-feira 8, as participantes foram recebidas, ao som dos tambores, na Plaza de Mayo, Buenos Aires, local historicamente conhecido como palco da resistência e de grandes lutas, e envolvidas pelas manifestações de solidariedade e liberdade contra todas as formas de opressões. Hoje em especial à luta pelo direito das mulheres decidirem sobre seus corpos.

“Mulheres, escuta! Una-se a nossa luta”. “Aborto legal é no hospital”, eram alguns dos gritos da luta, relataram a presidenta da CNQ, Lucineide Varjão, e a coordenadora da Secretaria da Mulher Trabalhadora da CNQ, Lucimar Rodrigues, que participam do projeto pelo ramo químico da CUT.

O Projeto formativo será de três anos, realizado em parceria com a organização Union to Union. Entre os temas abordados estão:  Igualdade de Gênero; Desafios das Mulheres frente à Indústria 4.0; como implementar um plano de ação na região frente a todos esses desafios; compromisso de implementação da campanha contra a violência vivida pelas mulheres; e o mais importante e desafiador: Implementar 40% de mulheres na direção da IndustriAll Global Union.

“Acompanharemos durante o dia de hoje, atentas e vibrando, para que a votação no Senado da Argentina seja favorável à nossa luta. A Cidade amanheceu tomada de mulheres, na sua grande maioria jovens, vindas de todos os lugares, para esse dia que mudará a história das mulheres”, comentou Lucineide Varjão, referindo-se à votação da Lei do aborto, que será votada no Senado da Argentina nesta quarta (8/8).