Voltar

Mulheres da CNQ debaterão no dia 6/12 o filme Arpilleras: bordando a resistência

30 de Novembro de 2017

Mulheres

Coletivo de Mulheres do Ramo Químico reúne-se um dia antes da direção da Confederação

Antecedendo à reunião da direção da CNQ, a Secretaria da Mulher Trabalhadora realizará uma Reunião do Coletivo de Mulheres da CNQ no próximo dia 6 de dezembro, às 14h, na sede da entidade. Na programação, destaca-se o filme “Arpilleras: bordando a resistência”, que será exibido e debatido com as participantes.

Para auxiliar na discussão foi convidada Liciane Andrioli , do MAB – Movimento dos Atingidos pelas Barragens.

Antes do cine, as mulheres do ramo químico da CUT discutirão as expectativas da formação a partir da CNQ.

A reunião da direção da CNQ, última do ano, será realizada dias 7 e 8 de dezembro, também em São Paulo, na sede da entidade.

O filme

O documentário “Arpilleras: bordando a resistência” conta as histórias de cinco mulheres atingidas por barragens em cinco regiões brasileiras.  

Os relatos, apesar de singulares, denunciam em comum a lógica predatória das empresas do setor elétrico, vigente em todo o país. Comunidades inteiras deparam-se com a negação do direito à informação, à terra e à memória.  Para as mulheres, as violações de direitos são ainda maiores. Com a chegada de milhares de operários nos pequenos municípios que abrigam os canteiros de obras das hidrelétricas, por exemplo, há um aumento exponencial de assédio sexual, tráfico de mulheres, prostituição e estupro.

O filme vai em busca destas histórias para denunciar à sociedade brasileira e internacional a violação de direitos das mulheres, especialmente. E mostra também o protagonismo e coragem destas mulheres na luta pelos direitos.

A sede da CNQ está localizada na rua Major Diogo, 634 – Bairro Bela Vista, capital.