Voltar

Mulheres dão exemplo de solidariedade e união acima de bandeiras

04 de Abril de 2019

Mulheres

Representantes da CUT, UGT e Força Sindical unidas na construção de uma agenda para a mulher trabalhadora

Mulheres de diferentes categorias e bandeiras de centrais sindicais estiveram reunidas na manhã de quarta-feira (3/04) para a abertura do Encontro Nacional de Mulheres do Ramo Vestuário da CUT,  na sede da CUT, em São Paulo. Em uma clara demonstração de solidariedade, elas discutiram desafios e ações pontuais diante da conjuntura política, econômica, social e sindical tão repressora e machista, defendida pelo presidente Jair Bolsonaro e seus pares.

Lucineide Varjão, presidenta da CNQ/CUT, conduziu os trabalhos e destacou o esforço da industriALL Global Union, na qual é co-presidenta para América Latina e Caribe, para incorporar mulheres em sua estrutura. Ela esteve acompanhada de químicas do ABC e de São Paulo.

Marino Vani, secretário regional da industriALL, participou ao vivo, do Uruguai, pelo telão, e ressaltou o compromisso dos parceiros da industriALL contra o assédio e regras de convivência entre gêneros. "Ainda não temos equidade de gênero, mas na industriALL temos buscado exigir equidade de nossos afiliados", disse. 

"Quanto mais espaço a gente ocupa, mais discriminação e preconceito a gente sofre", desabafou Cida Trajano, CNTV/CUT.

Participaram ainda Cassia Bufelli, do Sindicato da Indústria de Bordados de Ibitinga/UGT; Mônica Veloso, da CNTM/ Força Sindical, Ceres, CNM/CUT e Eunice Cabral, CONACOVEST/Força Sindical.

Durante os debates, Cristina Lima Sousa, uma companheira d sindicato calçafdista de Vitória da Conquista/BA, relatou a morte de uma companheira naquela mesma manhã, Valdirene, vítima de feminicídio.

"Somos todas Valdirene", gritaram as participantes no final.