Voltar

Oficialmente lançada, Frente busca fortalecer Indústria Farmacêutica em SP

08 de Dezembro de 2021

Setoriais

CNQ-CUT apoia iniciativa que reúne diferentes segmentos em prol de um projeto de desenvolvimento, com a participação da classe trabalhadora

Lançamento da Frente Parlamentar da Indústria Farmacêutica | Foto: Dino Santos
A unidade entre os sindicatos de trabalhadoras e trabalhadores, de empresas e o Poder Legislativo em prol da manutenção e do fortalecimento do setor no estado marcou a solenidade de lançamento da Frente Parlamentar da Indústria Farmacêutica de São Paulo, que já reúne 25 deputados estaduais e tem como coordenador o companheiro Luiz Fernando (PT).
 
O Plenário Dom Pedro I, da Assembleia Legislativa, foi o ponto de encontro, na noite de 7 de dezembro, dos segmentos que têm em comum o objetivo de frear a saída de indústrias da área da Saúde para outras regiões e até mesmo para outros países.
Presidente da CNQ-CUT, Geralcino Teixeira destacou o esforço das organizações de trabalhadoras e trabalhadores para que a iniciativa da frente se concretizasse.
 
“O envolvimento dos deputados e dos governos é fundamental porque sabemos que passam por eles decisões sobre a chegada ou saída de empresas”, frisou o dirigente.
 
Pela CNQ, também participaram os companheiros Rosa Dias Trindade, do Conselho Fiscal, e José Deves Santos da Silva, Secretário de Organização e Política Sindical.
Geralcino Teixeira, presidente da CNQ, durante sua fala no ato | Foto: Jordana Mercado
 
Estratégico
A Frente Parlamentar reúne duas federações do Ramo Químico com base em São Paulo: a FETQUIM, filiada à CNQ-CUT, e a FEQUIMFAR, da Força Sindical. A solenidade, presidida pelo deputado Luiz Fernando, contou ainda com a participação de representantes do patronal Sindusfarma.
 
Coordenador político da FETQUIM, Airton Cano destacou o caráter estratégico do setor farmacêutico, não apenas para a garantia de empregos, como também para a soberania nacional e a defesa do SUS.  
 
O deputado Luiz Fernando atribuiu responsabilidades à classe política pelo processo de fuga de empresas de São Paulo, que, em sua avaliação, não oferece condições para a produção, por conta de burocracias e regramentos impertinentes. 
 
O parlamentar frisou que o estado representa metade do mercado consumir da indústria farmacêutica no Brasil e que o principal objetivo da frente é “parar de perder indústrias”.
 
Um dos próximos passos após o lançamento é ampliar o número de deputados participantes da iniciativa, independentemente dos partidos políticos aos quais são filiados.
 
Movimento sindical organizado
Presidente dos Químicos de São Paulo, Hélio Rodrigues ressaltou que a pandemia reiterou a importância da persistência da pauta pela indústria farmacêutica. “Sobre essa defesa pelo estado, não é questão de bairrismo, mas pela posição estratégia do setor”.
 
Secretária de Comunicação da FEQTUIM, Nilza Pereira de Almeida destacou que as ações devem estar articuladas com fatores de abrangências nacional e internacional, e com outros setores relacionados à cadeia produtiva farmacêutica, como os do vidro, do papel e do plástico.
 
Raimundo Suzart, presidente dos Químicos do ABC, frisou que o setor pesará negativamente na balança comercial brasileira, em razão da importação de insumos para o desenvolvimento de medicamentos.
 
Também participaram da mesa Edson Carneiro Índio, Secretário-Geral da Intersindical, e, representando a Sindusfarma, Bruno Abreu e Arnaldo Jorge Pedace.
 
Texto: Vinicius Lousada
Fotos: Dino Santos/Vinicius Lousada/Jordana Mercado
 
Mesa da solenidade de lançamento da Frente | Foto: Dino Santos
Presidente da CNQ, Geralcino Teixeira, e o deputado estadual Luiz Fernando
 
 
Deputado estadual Luiz Fernando e a companheira Rosa, conselheira da CNQ | Foto: Vinicius Lousada
Companheiros Hélio e Raimundo, presidentes dos sindicatos dos Químicos de São Paulo e do ABC | Foto: Dino Santos
No primeiro plano, o companheiro Deves, secretário de Organização e Política Sindical da CNQ | Foto: Vinicius Lousada
Lançamento da Frente Parlamentar da Indústria Farmacêutica de SP | Foto: Vinicius Lousada
Lançamento da Frente Parlamentar da Indústria Farmacêutica de SP | Foto: Dino Santos
Lançamento da Frente Parlamentar da Indústria Farmacêutica de SP | Foto: Vinicius Lousada
Lançamento da Frente Parlamentar da Indústria Farmacêutica de SP | Foto: Dino Santos