Voltar

Panorama das campanhas salariais do Ramo Químico neste segundo semestre

26 de Outubro de 2016

Ramo

Muitos são os fatores que estão influenciando o cenário das negociações salariais deste 2016, como a queda na produção industrial e no consumo, crise política e econômica, turbulência internacional, entre outros. Na reunião da direção realizada em junho, ficou definido a realização de uma Campanha Salarial Unificada do Ramo Químico no segundo semestre, com um manifesto contendo três eixos políticos (Leia AQUI). O objetivo da direção foi contribuir com as entidades filiadas à conscientizarem os trabalhadores além das discussões do índice de reajuste dos salários, construindo, assim, a greve geral contra o golpe e suas consequências aos direitos trabalhistas e sociais.

Nesta reunião da direção da CNQ, que acontece do dia 26 a 27 de outubro, em São Paulo, a economista Rosângela Vieira, da subseção Dieese CNQ/Fetquim, apresentou um panorama dos resultados obtidos até o momento. Acompanhe abaixo:

 

Outros setores:

Petroleiros: de 25 até o dia 30/10 a base da FUP realizará assembleias para aprovar calendários de paralisações e a partir do dia 31/10 estado geral de mobilização na Operação “Para Pedro” - um trocadilho com o nome do presidente da Petrobras Pedro Parente.

Químicos SP: estão mobilizando as fábricas por inflação e aumento real, negociações ainda não se encerraram.

Papeleiros SP: Após um longo período com aumentos reais, em 2015 conseguimos só a inflação e este ano teve a novidade de separar os setores papel e celulose e reajuste parcelado da inflação. A proposta foi reprovada e estão em mobilizações, com atos de protestos e paralisações nas fábricas.

Vidros SP: data-base dezembro. Dia 23 deu o pontapé inicial da Campanha Salarial com a realização de assembleia. Pauta é reposição integral da inflação, aumento real de salários, manutenção da cláusulas e valorização do Piso da Categoria.

Confira AQUI vídeo produzido pelo Dieese com o Levantamento do Sistema de Acompanhamento de Greves (SAG), que traz número de greves, principais causas e as principais categorias que paralisaram atividades em 2016